
Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil no Brasil. Neste sentido, a campanha Maio Laranja surgiu para dar visibilidade a este assunto.
Em Patos, certa vez a psicóloga Kezia Naara falou em reunião do CMDCA sobre o que significava a campanha. A vereadora e presidente da Câmara Municipal na época, Nadir Rodrigues, abraçou a ideia e transformou em projeto de Lei que, após aprovado por unanimidade, foi sancionada pela prefeita de Patos-PB, Francisca Motta.
A Lei 4.438/2015, de 08 de maio de 2015, primeira Lei criando a CAMPANHA MAIO LARANJA, desde então busca ampliar para todo o mês de maio ações alusivas ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.
A campanha MAIO LARANJA foi idealizada pela Assistente Social Juliana Freitas, à época coordenadora do CREAS REGIONAL da cidade de Malta-PB. Em 2016, a campanha foi apresentada em um treinamento de proteção dos projetos da COMPASSION e vários deles adotaram também o Maio Laranja, sendo adotado o compromisso do líder do treinamento – Pr. Franzé, em levar a campanha para todos os projetos da Compassion no ano de 2017.
A campanha do MAIO LARANJA também foi apresentada em evento da TEARFUND, na cidade de Campina Grande-PB em 2016, tendo despertado o interesse da RENAS em levar a proposta para os municípios do Estado de Minas Gerais. A REDE MÃOS DADAS também adotou a ideia e deu visibilidade à campanha.
Hoje, diversos Estados e municípios criaram suas leis e dão visibilidade a essa campanha que tem como meta principal unir forças no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A partir dessas iniciativas a CAMPANHA MAIO LARANJA tomou dimensão nacional.
E para reforçar as ações da campanha, acontecerá na quarta-feira (18), às 16h, no bairro Sete Casas, uma caminhada de conscientização sobre o objetivo da campanha, com saída da unidade básica de saúde daquele bairro, contando com participações da escolas municipais Zefinha Mota, D. Expedito e Creche Inácio Fernandes.

Matéria por Patosonline.com
Fiscalização Bar é interditado e outros três são autuados em praias de João Pessoa e Cabedelo
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil Mín. 23° Máx. 37°