
Foi realizada na cidade de Sousa, Sertão Paraibano, a primeira Cirurgia Torácica por videotoracoscopia, a Videopleuroscopia com biópsia pleural. O procedimento foi feito pela Dra. Vanessa Moreira e o Dr. Petrúcio Sarmento, ambos Cirurgiões Torácicos Sousenses.
“Nós conseguimos de forma pioneira, realizar em Sousa, esta cirurgia com o que há de mais moderno, não sendo necessária a transferência para grandes centros, como era feito anteriormente. Trouxemos para o Sertão a possibilidade de aliar acessibilidade e qualidade”, disse a Dra. Vanessa.
O procedimento tinha o intuito de diagnosticar a causa e tratar derrame pleural (popularmente conhecido como “água no pulmão”) em um paciente de 72 anos, do sexo masculino, que apresentava dor torácica e febre há 1 mês, sendo nesses casos o principal diagnóstico diferencial à tuberculose pleural.
Para realização do procedimento foram feitas duas pequenas incisões (cortes) no tórax, de aproximadamente 1 cm cada, procedendo então com análise da cavidade pleural e retirada de fragmento da pleura para biópsia. Após a cirurgia, o paciente não necessitou de internação na UTI, permanecendo no quarto e com alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia, ou seja, menos de 24 horas após o procedimento.
“Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, não é necessário a realização de grandes incisões, havendo menos dor e, além disso, a videotoracoscopia permite que o tempo de cirurgia seja menor e consequentemente a recuperação é mais rápida, bem como a alta hospitalar e retorno as atividades diárias”, disse Dra. Vanessa.
Atualmente, a Dra. Vanessa atende em seus consultórios nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, bem como realiza procedimentos cirúrgicos. Sem dúvidas é um grande ganho para os sertanejos.

Agende sua consulta clicando aqui
?Nossos contatos para atendimento:
João Pessoa: (83) 99308-1129
Campina Grande: (83) 98795-4903
Patos: (83) 99857-0705
Sousa: (83) 98123-2300
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 36°