O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, realiza no mês de julho, no Centro Universitário UNIFIP, o treinamento para os recenseadores classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022.
De acordo com o chefe da agência do IBGE em Patos, José Jerônimo da Nóbrega Carvalho, o treinamento será realizado de 18 a 22 de julho, com os candidatos às vagas de recenseador, agente sentitário municipal (ACM), e agente sensitário supervisor (ACS).
"O nosso treinamento será realizado no Centro Universitário Unifip, e município de Patos tem 89 recenseadores e uma jurisdição de 28 municípios, onde pra todos eles nós teremos recenseadores", explicou José Jerônimo.
Ele acrescentou que o treinamento é parte integrante do PSS, e ao final, os candidatos serão submetidos a uma prova prática, com uma nota de corte, dem caráter eliminatório. Em caso de empate na nota final, respeitada a área de trabalho/município/UF escolhida, a vaga irá para quem tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição, respeitando como primeiro critério de desempate o Estatuto do Idoso, segundo pelo critério de nota na disciplina Conhecimentos Técnicos.
A convocação será a etapa posterior, para que o trabalho do Censo Demográfico de 2022 possa ser iniciado no dia 1 de agosto deste ano, se estendendo até o dia 30 outubro desse ano.
CENSO NO BRASIL
O IBGE chamará para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Ao todo, mais de 621 mil pessoas concorreram às vagas distribuídas em 5.297 municípios do país. Serão 206.891 servidores temporários para o Censo, dos quais 183.021 recenseadores, que tem treinamento previsto de 18 a 22 de julho, 18.420 para ACS e 5.450 para ACM, ambos com treinamento previsto de 6 a 15 de junho.
Os demais candidatos aprovados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente, de acordo com o edital.
IBGE vai visitar mais de 70 milhões de domicílios no Censo 2022
A partir de 1º de agosto, estima-se que 215 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 36°