
A Paraíba está entre os estados com tendência de aumento dos casos de Covid-19 entre as ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o Boletim InfoGripe Fiocruz. Os dados correspondem às últimas quatro semanas e demonstram que 69% dos casos positivos para vírus respiratórios eram relacionados ao novo coronavírus. Diante desse contexto, especialistas ressaltam a importância da dose de reforço da vacina e da volta do uso de máscaras.
Para a Fiocruz, o cenário é de claro crescimento no número de casos semanais de síndrome respiratória associados à Covid-19 em todas as faixas etárias da população adulta. Para as ocorrências na população em geral, a estimativa mostra crescimento de 39,5% na média móvel de casos semanais na comparação entre a primeira e última semana de maio. Na população adulta, a partir de 18 anos, a estimativa é de que esse crescimento tenha sido de 88,7%.
Nas crianças e adolescentes, verificou-se manutenção do sinal de estabilização em patamar elevado nas faixas de 0 a 4 e 5 a 11 anos. "Os dados laboratoriais apontam que, no grupo de 0 a 4 anos, os casos seguem fundamentalmente associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), embora também se observe presença relevante de Sars-CoV-2 (Covid-19), rinovírus e metapneumovírus. Nas demais faixas etárias, predomina as ocorrências de Sars-CoV-2", informa o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
Nesse contexto, Gomes ressaltou a importância da dose de reforço da vacina e da volta do uso de máscaras.
"É fundamental que a população retome certas medida simples e eficazes como o uso de máscaras, especialmente no transporte público, seja ele coletivo ou individual - tais como ônibus, trem, metrô, barcas, táxis e aplicativos. E quem ainda não tomou a dose de reforço da vacina da Covid, é preciso tomar. A vacinação é simplesmente fundamental".
Além da Paraíba, 26 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
No Brasil, a relação ao total de mortes por vírus respiratórios têm propensão de 92,22% em decorrência da Covid-19. A análise realizada entre 29 de maio e 4 de junho registrou 7,7 (6,9 – 8,6) mil casos de SRAG no país.
Boletim
Os dados mais recentes anotados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram divulgados no dia 10 de junho e mostram o acumulado de 607.515 infectados na Paraíba desde o início da pandemia, em março de 2020.

Fonte: Portal T5
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°