
A Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio da Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, desenvolveu ao longo desta semana uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O reforço da Secretaria Estadual de Saúde veio através da operação conhecida popularmente como carro do fumacê, que emite uma “nuvem” de fumaça para eliminar os mosquitos adultos do Aedes aegypti presentes nas áreas com maior índice de infestação, reduzindo assim a chance de propagação de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
A estratégia do fumacê foi adotada em 14 bairros da cidade, de forma simultânea com as demais ações de controle, realizadas pelos agentes de combate às endemias.
A partir da próxima segunda-feira (04), o carro fumacê retorna para atender outros bairros da cidade e ainda o distrito de Santa Gertrudes, conforme repassou o coordenador da Vigilância Ambiental do município, José Júnior de Medeiros.
De Medeiros ainda enfatizou que a operação é uma ação complementar que visa interromper a cadeia de transmissão do vírus, de modo a eliminar o mosquito adulto.
Mas é importante reforçar a necessidade do envolvimento da população no controle e eliminação dos criadouros do mosquito que se multiplica através de depósitos de água parada, segundo ressaltou De Medeiros.
Coordecom
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 35°