
Nesta segunda-feira (04), em uma iniciativa urgente, o pré candidato a deputado federal, Lenildo Morais (PT), lança ação estadual de campanha contra o racismo, em toda Paraíba.
“É inadmissível que a discriminação racial, o racismo, ainda seja praticado em nosso País por uma elite branca que insiste em descriminar as pessoa”, declara.
Com projetos voltados para a população em situação de vulnerabilidade, o ex prefeito e pré candidato lembra que a maioria da população brasileira é negra e faz apelo para que denuncie qualquer ato racista.
“A maioria da população brasileira é negra. a maioria da população brasileira é periférica, portando, denuncie. Procure o ministério público e denuncie aqueles que praticam racismo em nosso País”, concluiu.
*Candidaturas e Políticas Públicas pelos direitos do povo preto *
O Partido dos Trabalhadores, diretório Patos, trabalha para não só aumentar as candidaturas negras, mas eleger-las. Assim como, realizar projetos de inclusão racial e direitos dos povos. O PT e outros partidos da base são instrumentos importantes pra determinar essas pautas urgentes.
O Partido afirma ainda que a esquerda precisa intensificar as ações sobre o discurso racial que, segundo ele, trata-se de um problema estrutural e que precisa ser priorizado.
Racismo é crime
No Brasil, o racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. De acordo com a legislação, se define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais.
Saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito
Internet
Para denunciar casos de racismo em páginas da internet ou em redes sociais, o usuário deve acessar o portal da Safernet e escolher o motivo da denúncia.
Disque 100
O Disque 100 é serviço do Governo Federal para receber denúncias de violações de direitos humanos.
Delegacias
A denúncia contra crime de racismo pode ser feita em delegacias comuns e naquelas especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância.
Palloma Pires - Jornalista e Comunicadora Popular
Cenário Decisão de Adriano Galdino deixa a Paraíba com quatro pré-candidatos ao Palácio da Redenção
Agenda política Nabor e Lucas prestigiam encerramento da 1ª ExpoPatos e chegada do Papai Noel
Eleições 2026 Discussão sobre vaga de vice na chapa com Lucas Ribeiro ficará para 2026, afirma Adriano Galdino
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos Mín. 22° Máx. 36°