
Nesta segunda-feira (04), em uma iniciativa urgente, o pré candidato a deputado federal, Lenildo Morais (PT), lança ação estadual de campanha contra o racismo, em toda Paraíba.
“É inadmissível que a discriminação racial, o racismo, ainda seja praticado em nosso País por uma elite branca que insiste em descriminar as pessoa”, declara.
Com projetos voltados para a população em situação de vulnerabilidade, o ex prefeito e pré candidato lembra que a maioria da população brasileira é negra e faz apelo para que denuncie qualquer ato racista.
“A maioria da população brasileira é negra. a maioria da população brasileira é periférica, portando, denuncie. Procure o ministério público e denuncie aqueles que praticam racismo em nosso País”, concluiu.
*Candidaturas e Políticas Públicas pelos direitos do povo preto *
O Partido dos Trabalhadores, diretório Patos, trabalha para não só aumentar as candidaturas negras, mas eleger-las. Assim como, realizar projetos de inclusão racial e direitos dos povos. O PT e outros partidos da base são instrumentos importantes pra determinar essas pautas urgentes.
O Partido afirma ainda que a esquerda precisa intensificar as ações sobre o discurso racial que, segundo ele, trata-se de um problema estrutural e que precisa ser priorizado.
Racismo é crime
No Brasil, o racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. De acordo com a legislação, se define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais.
Saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito
Internet
Para denunciar casos de racismo em páginas da internet ou em redes sociais, o usuário deve acessar o portal da Safernet e escolher o motivo da denúncia.
Disque 100
O Disque 100 é serviço do Governo Federal para receber denúncias de violações de direitos humanos.
Delegacias
A denúncia contra crime de racismo pode ser feita em delegacias comuns e naquelas especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância.
Palloma Pires - Jornalista e Comunicadora Popular
Despedida Gervásio Maia diz que sua saída do PSB representa “o fim de um ciclo”, agradece a lideranças do partido e ao governador João Azevêdo
Poribição Moraes proíbe drones perto da casa de Bolsonaro e dá ordem para a PM
Eleições 2026 Ministros de Lula fazem “maratona” de entregas antes de deixar governo
Reforma agrária MPF entra com ação para garantir reforma agrária em área ocupada por comunidade rural na Paraíba
Lei Estadual Lei que cria programa para retorno de pessoas em situação de rua ao estado de origem é promulgada na Paraíba
CPMI do INSS CPMI do INSS termina sem relatório aprovado, após 7 meses de trabalho
Recomendação MPPB recomenda suspensão de emendas sem transparência em cidades do Sertão da Paraíba
CULTURA E TRADIÇÃO Expectativa: atração surpresa vem aí, e agita os bastidores do São João de Malta 2026 ´Danado de Bom´
INVESTIMENTOS Nabor articula parcerias e garante pacote de moradia e segurança que impacta famílias de Patos e região Mín. 23° Máx. 32°