
A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta terça-feira (05) uma solenidade que marcou a implantação oficial da Escola Cívico-Militar (ECIM) no município. Agora oficialmente o CIEP III, localizado no bairro do Jatobá, passa a ser a ECIM CIEP II Firmino Ayres Leite/ Otto de Sousa Quinho.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, e tem por objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.
“Hoje nós estamos implantando oficialmente a nossa escola cívico-militar, aqui no bairro Jatobá, o CIEP Firmino Ayres passa a ser uma escola cívico-militar. É um avanço muito grande, um modelo novo implantado pelo governo federal que nós fomos beneficiados. É uma escola que mantém a sua metodologia de ensino, mas que vai ter dentro da sua estrutura militares para que possam contribuir na formação do caráter dessas crianças, na questão da disciplina, no resgate de valores. A prefeitura de Patos tem investido muito na educação, na alfabetização das crianças, e agora a implantação dessa escola é mais um avanço que com certeza vai contribuir com o futuro das nossas crianças, com o futuro das nossas gerações e com a melhoria da qualidade do ensino aqui do nosso município,” comentou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.
O programa de implantação da ECIM que prevê a atuação de militares no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. E, para conhecer melhor a iniciativa, estiveram participando da solenidade representantes do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares.
“Nesse retorno de aulas do segundo semestre nós temos o prazer de estarmos aqui com o prefeito Nabor Wanderley, na Escola Firmino Ayres, para a implantação da primeira ECIM do município de Patos. Hoje a escola passa a ser escola cívico-militar, é uma proposta nova que vem somar para garantir a educação de qualidade aos alunos,” considerou a secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro.
O momento reuniu além das autoridades civis e militares, todo corpo escolar de professores e gestores, e representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Pais e Alunos.
“É um sentimento de alegria, mas também de responsabilidade. Hoje nós estamos implantando oficialmente a escola cívico-militar e tenho certeza de que vai ser grandioso pois é um projeto que já vem dando certo em outros municípios,” disse a gestora escolar da ECIM, Miraní Nunes.
Ao todo no país já foram implantadas 128 escolas nesta modalidade, no estado da Paraíba existem cinco, sendo a de Patos a única do sertão.




Coordecom
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 35°