
O 5G, a quinta geração de internet móvel, deve chegar a João Pessoa até o dia 29 de setembro deste ano, de acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).Brasília foi a primeira capital do país a receber a versão ‘pura’ da tecnologia, que oferece mais velocidade, na quarta-feira (6).
Segundo a Anatel, este é o novo prazo máximo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G. Inicialmente, era até 31 de julho, mas dificuldades logísticas na importação de equipamentos fizeram a Anatel estender o prazo.
De acordo com a Anatel, João Pessoa está na lista das capitais que vão receber o serviço primeiro. Juntamente com São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Mas não foi divulgada a data precisa para isso.
Ao g1, a Anatel disse que esse prazo se refere à liberação para uso na faixa de 3,5 GHz. O início do uso pode ser antecipado, “caso sejam atendidas as condições necessárias”, como aconteceu em Brasília.
A quinta geração de internet móvel promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.
Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, só deve receber a quinta geração de internet móvel a partir do dia 31 de julho de 2026, já que segundo a Anatel a quantidade de habitantes é um dos critérios de implementação da nova tecnologia, e como a cidade conta com uma população estimada pelo IBGE em 413.830 pessoas, só poderá começar nesta data.
Algumas cidades paraibanas, como é o caso de Cajazeiras, terão duas etapas até a implementação total para o funcionamento do 5G em suas localidades. No caso da cidade no Sertão do estado, a primeira etapa de implementação de 50% acontece até julho de 2028 e 100% até julho de 2029.
Veja, abaixo, a data de implementação do sistema 5G em algumas cidades da Paraíba:
O que é o 5G?
É a nova geração de internet móvel, que pode oferecer aos usuários velocidade superior ao 4G atualmente. A promessa é de que exista uma maior rapidez para baixar e enviar arquivos, com conexões mais estáveis.
O acesso ao 5G só será possível através de aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia. Os modelos mais novos já vêm habilitados para o funcionamento. O Pacote de dados do usuário não precisará ser atualizados, basta que o celular tenha a função.
Fonte: g1 PB
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos
Chuvas em 2026 Chuvas escassas em dezembro aumentam apreensão do sertanejo sobre o inverno de 2026 Mín. 23° Máx. 35°