Em suas redes sociais, o pré-candidato a deputado federal, Lenildo Morais (PT), saiu em defesa da educação brasileira, na manhã desta sexta-feira (15).
O motivo da manifestação foi previsão feita pelo MEC (Ministério da Educação) para 2023 sobre o orçamento com R$ 300 milhões a menos em relação ao recurso destinado neste ano para os institutos federais.
“O Governo Federal, mais uma vez, não tem compromisso com a educação. Faz isso claramente ao cortar do orçamento de 2023 algo em todo de 300 milhões de reais para as universidades e institutos federais”, diz.
Lenildo Morais lembra ainda que se trata de um governo comprometido com armas.
“É um governo genocida que só tem compromisso com armas e não com livros, portanto, é importante que em 2 de outubro, a gente tire Bolsonaro da presidência_”, destacou.
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VERBA
A verba é destinada aos institutos e universidades federais são para o pagamento das despesas de custeio, que incluem gastos como água, luz, limpeza e bolsas dos alunos. A informação foi enviada pelo MEC nesta semana aos reitores dos institutos.
Durante esta semana, Reitores afirmam que os cortes de verba têm aumentado nos últimos seis anos. A previsão de orçamento desse setor para o próximo ano é de R$ 2,1 bilhões.
Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), há uma preocupação com os estudantes de baixa renda, onde 70% da rede é formada por alunos de famílias da classe C e D, que dependem das bolsas.
A expectativa é que os recursos para 2023 comecem a ser discutidos pelos parlamentares após as eleições, que acontecem em 2 de outubro.
Palloma Pires - Jornalista e Comunicadora Popular | Com informações Uol
Agenda política Nabor e Lucas prestigiam encerramento da 1ª ExpoPatos e chegada do Papai Noel
Eleições 2026 Discussão sobre vaga de vice na chapa com Lucas Ribeiro ficará para 2026, afirma Adriano Galdino
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°