
Na tarde desta sexta-feira, dia 22, a cidade de Patos se despediu do músico Derréis e em clima de grande comoção, familiares, amigos e classe artística prestaram suas últimas homenagens ao autor da música “na tampa da lata”.
O secretário de Cultura, Turismo e Esporte da cidade de Patos, Zeca, participou do programa Espinharas Notícias e lamentou a morte do artista.
“A morte de Derréis representa para nós um momento de muita dor, mas ao mesmo tempo também nos serve de exemplo a sua vida de dedicação , sua vida de luta, sua vida mesmo diante das dificuldades que sofrerá, em termos econômicos ou de reconhecimento do seu trabalho, ele continuar exercendo a sua arte livremente. A gente deixa nossa homenagem a esse grande artista e ativista cultural representante da nossa cultura, que vai ficar estampado, gravado na história”, disse Zeca.
Veruza Guedes, diretora do documentário “você conhece Derréis?” lembrou da alegria de traduzir para o cinema a arte do músico.
“Fico feliz de conseguir traduzir para o cinema, o que eu tentava desde 2011 quando passei a conviver mais de perto com ele, tive esse privilégio de me tornar amiga dele e de compartilhar com ele muitos sonhos. Conseguimos realizar o filme com muito sacrifício. Um curta metragem que circulou o país inteiro e a ideia era que ele pudesse ir o mais longe pra realizar o sonho dele de ser reconhecido como artista e a gente conseguiu. Era o que ele mais queria, ser homenageado em vida e ele teve essas homenagens”, lembrou Veruza.
A fotógrafa e produtora cultural, Sara Andrade, produziu recentemente o DocShow Derréis, filmado na Pedra do Tendó onde também levou às telas a arte do músico.
“Foi bem importante e desafiador poder documentar e comemorar em vida a vida de Derreis, que é uma figura que marcou a cultura de Patos, foi e ainda é de grande importância pra gente refletir sobre o artista local. O falecimento de Derréis tem sido simbólico pra gente pensar sobre a valorização da cultura popular na nossa cidade. Muita coisa poderia ter sido diferente e Derréis deixa essa mensagem” lamentou Sara.
Durante todo o dia, artistas e admiradores participaram do velório do artista no Centro de Cultura e fizeram homenagens a Derréis. O corpo do músico foi sepultado no cemitério São Miguel no bairro Belo Horizonte.
Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°