
A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 6ª Gerência Regional de Saúde concluiu na última sexta-feira (22), mais uma etapa do combate ao mosquito Aedes aegypti com a aplicação de inseticida com utilização do carro fumacê.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, informou que o carro fumacê atuou durante três semanas e contemplou um total de 27 bairros, e ainda o distrito de Santa Gertrudes. A parceria entre as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica do município foi importante para traçar o raio de ação do carro fumacê, como destacou De Medeiros.
“Lembrando que o carro fumacê é uma alternativa de combate ao mosquito, mas não resolve a problemática na totalidade. Por isso, é importante que cada cidadão se policie e tire dez minutos para fazer uma varredura no quintal e verificar se existe algum recipiente acumulando água, bem como colocar pneus velhos em locais cobertos, lixo bem acondicionado, etc”, lembrou.
A utilização do carro fumacê no combate ao Aedes serve como reforço e a eficácia é de 30%, tendo em vista que as ações individuais de cada cidadão e cidadã é que vão contribuir para eliminar os focos que existem principalmente nas residências, conforme destaca o coordenador da Vigilância Ambiental.
LIRAa – Patos reduz índice de infestação
O segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, realizado entre os dias 4 e 8 de julho, em Patos, pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, apontou índice de 3,9% (médio risco de epidemia).
Comparado ao índice de 5,8%, resultante do primeiro LIRAa feito no início de 2022, a redução foi de 1,9%.
Coordecom
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°