A Paraíba investiga um caso suspeito da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade de João Pessoa. A informação foi confirmada pela secretária de saúde do estado, Renata Nóbrega, em visita à cidade de Patos na última sexta-feira (19) para entrega dos equipamentos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro.
Perguntada sobre quais medidas estão sendo tomadas para possíveis casos da doença no estado, Renata afirmou que a SES está se antecipando e já preparou o seu plano de ação para administrar ações de prevenção e controle dos possíveis casos que apareçam dessa doença que tornou-se a nova emergência de saúde global, segundo a OMS.
“A Paraíba já está com o seu plano de ação referente a organização da varíola dos macacos, a monkeypox, então nós já estamos com a rede organizada para, mediante casos suspeitos, já se tenha toda uma organização da assistência para que se faça a coleta do material e também esse material vai para a referência do Rio de Janeiro para que se faça a avaliação. Entendendo que, o número de hospitalizações é bem menor nessa questão da varíola do macaco, mas a importância das medidas de prevenção, inclusive do uso de máscaras e lavagem das mãos, frequentemente utilizadas. A Paraíba até o momento só tem um caso em investigação, que é do município de João Pessoa”, revelou a secretária.
Este é o terceiro caso suspeito de varíola dos macacos no estado, os outros dois foram descartados após resultados dos exames, segundo informou a SES.
Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 23° Máx. 37°