Terça, 01 de Outubro de 2024
UNIFIP
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
Locais Locais

Internauta denuncia que SAMU de Patos se recusou a atender sua mãe que estava com forte dor de cabeça e vomitando; direção se posiciona

02/08/2022 às 10h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Matéria por Patosonline.com
Compartilhe:

A redação do Patosonline.com foi procurada na tarde desta segunda-feira, dia 01 de julho, por um internauta, que preferiu não se identificar, fazendo uma denúncia com relação a uma recusa de atendimento por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Patos.

Continua após a publicidade

Segundo relatou o internauta, na manhã desta segunda (01), o mesmo ligou para o SAMU solicitando atendimento para sua mãe, que reside na Rua Jarbas Moura, no bairro Novo Horizonte, e que estava sentindo fortes dores de cabeça e vomitando, porém o atendente informou que sua situação não era caso de atendimento por parte do serviço.

Ele informou que a mesma está com Chikungunya há cerca de um mês e também sofre com hipertensão, além de outros problemas de saúde.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

“Paguei um carro particular para ela ir pro Hospital. No meu ponto de vista, um médico para poder receitar qualquer pessoa, tem que ver a pessoa pra poder saber o que ela está sentindo. Minha mãe saiu daqui nos braços, toda urinada, e o médico do SAMU chegar e falar pra mim que o caso dela não é de SAMU, me diga do que é? Se minha mãe sofre de pressão alta, tá sofrendo de hipertensão, várias doenças, aí o médico do SAMU vai e fala que o caso dela não é pro SAMU vir”, desabafou.

A redação do Patosonline.com conversou com a direção do SAMU de Patos que enviou a seguinte resposta:

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

A paciente tinha uma doença crônica, cuja solução no momento não era o envio de uma ambulância, mas sim o tratamento domiciliar da mesma. É importante destacar que o fato de não ter enviado o SAMU, não significa que a paciente não tenha sido atendida, a própria orientação médica feita ao solicitante, informando as medicações que ela devia tomar e quais os medicamentos tomar, e de que forma tomar, já constituiu um atendimento médico e, muito bem feito por sinal, pautado na ética, educação e visando solucionar o problema da paciente em questão, no caso, Chikungunya crônica. Salienta-se que a paciente, não apresentava sinal algum de gravidade, não constituindo atendimento que demandasse envio de ambulância, mas mesmo assim foi medicada e orientada por consulta do médico regulador via telefone, conforme permite o CRM nos moldes da telemedicina, tanto que no momento do atendimento, o próprio solicitante não questionou e se contentou com o atendimento prestado. Outrossim, se foi realizada a medicação conforme prescrito, com certeza a paciente deve estar obtendo melhora de sua doença.

Matéria por Patosonline.com

Patos, PB Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 22°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras