
O trem já foi por anos um dos principais meios de transporte de cargas e passageiros do mundo, e Patos não ficou de fora. Inaugurada em 19 de Abril de 1944, a Estação Ferroviária Patos parou a cidade naquele dia. Segundo relatos, o comércio fechou mais cedo para que as pessoas pudessem ir para casa se aprontarem e acompanhar a inauguração.
A estação integrava o ramal de Campina Grande, que inicialmente partia desde Itabaiana até a cidade de Campina Grande e depois de concluída a ligação entre Sousa-Pombal, Pombal-Patos e Patos-Campina, ligou-se com o Ceará.
O objetivo principal era escoar os produtos como algodão, sal, para capitais como Recife e Fortaleza, e por anos foi um grande marco na economia local.
No ano de 2005 a estação infelizmente foi fechada e desde então não se vê mais trens circulando pela cidade e região de Patos.
Há mais de 17 anos o prédio que foi tombado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, encontra-se abandonado, pichado e com suas estruturas danificadas. Patoenses têm cobrado da gestão municipal que seja realizado uma reforma, porém não é tão simples assim.
Na manhã desta quinta-feira, dia 04 de agosto, Pabhlo Rhuan, reporter do Patosonline.com conversou com o secretário de Esporte e Turismo de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), ele informou que mesmo o prédio tendo sido tombado pelo IPHAN, o mesmo não pertence ao município, mas sim, a União, sendo assim, não há como fazer qualquer reforma ou alteração.
Ainda segundo Zeca, já foram feitos vários pedidos para que o local seja passado para o município e que, assim que for repassado, poderá ser utilizado como um museu, algo que carece na cidade.
Veja a reportagem completa:




Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos
Chuvas em 2026 Chuvas escassas em dezembro aumentam apreensão do sertanejo sobre o inverno de 2026
Hemocentro Hemocentro da Paraíba registra estoque de sangue em nível crítico; confira datas e horários de atendimento no feriadão de Ano Novo em Patos-PB
OAB PATOS Além das ações contínuas em 2025, OAB Patos anuncia intensificação das campanhas de combate à violência contra a mulher em 2026 Mín. 23° Máx. 35°