Nesta quinta-feira, dia 28, o Banco do Nordeste, realizou em Princesa Isabel, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o lançamento Plano de Ação Territorial da Apicultura da Serra do Teixeira, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER em parceria com a prefeitura de Princesa Isabel.
Fazem parte do programa, os apicultores dos municípios de Água Branca, Juru, Tavares e Princesa Isabel e juntos com diversos parceiros formam o Território da Apicultura da Serra do Teixeira. Estiveram presentes ao evento, diversas autoridades da região, representantes de diversas instituições Federal, Estadual e Municipal, Produtores Rurais e principalmente os APICULTORES.

Durante o evento foi realizado apresentações culturais, assinaturas de 36 contratos que somados chegam a aproximadamente R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) Um dos beneficiados foi o apicultor Harmendes Bruno, do município de Princesa Isabel, que enalteceu a importância do Banco do Nordeste e do PRODETER para Apicultura do Território da Serra.
O representante da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste Izidro Soares, explicou que o BNB juntamente com o PRODETER da Apicultura da Serra do Teixeira, estará não só aplicando recursos através de financiamento da atividade apícola, como também, buscando a sustentabilidade da atividade e o crescimento social e econômico da região.
O Gerente Geral da agência do BNB em Patos, Bruno Vasconcelos. Também esteve no evento, parabenizou todos que fazem parte do PRODETER e lembrou que o banco se encontra bastante representado semanalmente, através dos assessores de créditos tanto urbano como rural, gerentes de carteiras e principalmente com a presença do agente de desenvolvimento do banco que atual na região.
Já para o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste Genival Júnior, que se considera também um apicultor. O lançamento do PAT do PRODETER da Apicultura na região da serra, após diversas reuniões para construção deste plano, é mais uma etapa do objetivo geral que desejamos atingir nos próximos cinco anos, ou seja, ver a produtividade do mel e seus derivados ter um crescimento de 300% dentro da cadeia produtiva do mel no território. Lembrou que a região em breve estará comercializando mel orgânico.
Hermes Maia, Gerente Regional da EMPAER de Princesa Isabel. Lembrou que a escolha da atividade para o desenvolvimento do PRODETER na região foi realizada de forma democrática e com muita responsabilidade. E a escolha da Apicultura se deu, devido hoje ser uma atividade que vem mesmo com a grande estiagem dos últimos sete anos, buscou se organizar para um crescimento, desenvolvimento e conseguir uma produção de mel de qualidade.
A Coordenadora do PRODETER no Território, Adriana Santos. Parabenizou todos pelo evento e fez questão de falar da importância das abelhas par o meio-ambiente e para a humanidade. Também colocou que esta ação do banco juntamente com os parceiros institucionais e principalmente com o comprometimento dos apicultores, mostrará uma nova apicultura nos próximos cinco anos.
Para finalizar, o prefeito Ricardo Pereira do município de Princesa Isabel, reconheceu que o PRODETER vem para organizar toda cadeia da apicultura e ampliar novos horizontes nesta atividade, que tem um grande e importante papel para meio ambiente. Também, colocou que o município irá dar todo apoio necessário ao programa.
O Programa de Desenvolvimento Territorial da Apicultura da Serra do Teixeira – PRODETER. Têm em sua estrutura organizacional diversos parceiros, sendo: Banco do Nordeste, EMPAER, SEBRAE, IFPB, UFCG, Prefeituras Municipais, Secretárias de Agricultura e Meio-Ambiente, Sindicatos, CMDR’S, Associações de Apicultores – AFAMEL e ASCAPI e principalmente os apicultores de toda região.
ASCOM
Agradecimento Marcos Oliveira agradece equipe médica após cirurgia e recebe alta hospitalar
Arborização Prefeitura de Patos conclui plantio de 23 árvores no canteiro central da Rua Pedro Firmino
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura Mín. 24° Máx. 37°