
Um grupo de 63 advogados apresentou uma notícia-crime contra Lula neste sábado, 10, em virtude de uma fala do petista associando as manifestações de 7 de Setembro à Klu Klux Klan, movimento racista e antissemita criado nos EUA.
No dia seguinte aos atos, o ex-presidente atacou os milhões de brasileiros que saíram às ruas pela liberdade e em defesa do governo federal. “O palanque de Copacabana, pela fotografia que eu vi, e eu só vi na televisão, era supremacia branca no palanque”, disse o petista, a apoiadores. “Eu até comparei que parecia um pouco a Ku Klux Klan. Só faltou o ‘capucho’ e a máscara. Porque era isso o palanque. É o palanque de uma elite, que tinha um cidadão vestido de Louro José, que era o artista principal da festa, ele pulava, ele gritava.”
“Tal conduta afigura-se nos crimes tipificados nos artigos 323 e 325 do Código Eleitoral, de, respectivamente, divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado, e de difamar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação”, argumentaram os advogados.
No documento obtido pela Revista Oeste, o grupo observou que os comentários de Lula foram “covardes, com intuito de fomentar o ataque aos valores patrióticos e desestabilizar o processo eleitoral com discurso de ódio, comparando o povo do seu país ao grupo radical, sugerindo que, quem vota pela reeleição de Bolsonaro, é branco e da elite e quem vota no candidato Luiz Inácio Lula da Silva é o preto e pobre, uma verdadeira separação de povos”.
Ao juiz da zona eleitoral de Nova Iguaçú (RJ), os advogados pediram que a notícia-crime contra Lula pelas falas envolvendo o 7 de Setembro seja admitida.
Fonte - Revista Oeste
Imagem - Montagem com captura no Google Imagem
Despedida Gervásio Maia diz que sua saída do PSB representa “o fim de um ciclo”, agradece a lideranças do partido e ao governador João Azevêdo
Poribição Moraes proíbe drones perto da casa de Bolsonaro e dá ordem para a PM
Eleições 2026 Ministros de Lula fazem “maratona” de entregas antes de deixar governo
Reforma agrária MPF entra com ação para garantir reforma agrária em área ocupada por comunidade rural na Paraíba
Lei Estadual Lei que cria programa para retorno de pessoas em situação de rua ao estado de origem é promulgada na Paraíba
CPMI do INSS CPMI do INSS termina sem relatório aprovado, após 7 meses de trabalho
Recomendação MPPB recomenda suspensão de emendas sem transparência em cidades do Sertão da Paraíba
CULTURA E TRADIÇÃO Expectativa: atração surpresa vem aí, e agita os bastidores do São João de Malta 2026 ´Danado de Bom´
INVESTIMENTOS Nabor articula parcerias e garante pacote de moradia e segurança que impacta famílias de Patos e região Mín. 22° Máx. 36°