Segunda, 23 de Setembro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Gerais Gerais

Com 17 casos na Paraíba, varíola dos macacos é classificada em transmissão comunitária, diz secretária

A profissional disse que não é momento de pânico, mas alertou a população para cuidados especiais e lembrou que em casos suspeitos, o indivíduo deve procurar o serviço de saúde urgentemente

16/09/2022 às 13h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal Diário
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou no início da noite desta quinta-feira (13), a atualização dos dados da Varíola dos Macacos na Paraíba. No boletim da quarta (14), mais um caso em João Pessoa já havia sido confirmado. O estado agora conta com 17 casos ao todo.

Continua após a publicidade

Nas novas informações da Secretaria Estadual de Saúde, no Sertão da Paraíba, Cajazeiras permanece com cinco casos em investigação, Sousa surge novamente com 01 registro suspeito e Patos também continua com um caso sendo investigado.

Conforme o boletim atualizado nesta quinta (15), até agora na Paraíba, são 221 notificações, destas 17 confirmadas, uma provável, 110 descartadas e 93 seguem em investigação.

Continua após a publicidade
Reunidas

SECRETÁRIA DE SAÚDE

Após o 17º caso confirmado nesta quarta-feira (14), a secretária de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, falou sobre a situação do estado e disse que “dentro do critério de avaliação epidemiológica, a doença já entra em uma classificação de transmissão comunitária”. Ela ressaltou que não é momento de pânico, no entanto, esclareceu sobre a prevenção e alertou para que em casos de surgimento de sintomas como lesões de pele junto com febre, é necessário procurar um serviço de saúde mais próximo.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

“Destacamos a toda a população a necessidade e a importância referente também mediante um caso suspeito as medidas também de cumprimento de seu isolamento, o cuidado domiciliar no seu ambiente. Conseguir manter isolado as questões de uso de materiais de higiene pessoal, a questão de descartáveis para que se evite também o contágio com essas lesões na pele que é o que mais transmite a doença, e levando em consideração também a higienização habitual e ampliada no cenário de quarto, banheiro mediante utilização”, pontuou.

A DOENÇA

De acordo com os órgãos de saúde, o vírus poder ser passado de pessoa para pessoa e os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça e dores no corpo, dor nas costas, calafrios, cansaço, feridas na pele e gânglios inchados.

A orientação da SES é que em caso de surgimento de algum sintoma, a pessoa deve urgentemente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um Hospital Regional, caso tenha no município. O objetivo é fazer a coleta de material para investigar o caso.

CLIQUE AQUI e veja os números.

Fonte: Portal Diário

Patos, PB Atualizado às 20h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 23°C
Qui 36°C 21°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras