Quinta, 01 de Janeiro de 2026
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Locais Locais

Venezuelanos voltam a ser vistos pedindo ajuda nos semáforos do Centro de Patos

24/09/2022 às 07h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Patosonline.com
Foto: Patosonline.com

Algo que havia se tornado comum ao longo do ano passado (2021), voltou a ser visto nos últimos dias no Centro da cidade de Patos. Pessoas de nacionalidade venezuelana em busca de ajuda nos semáforos.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

Nossa equipe flagrou na manhã desta sexta-feira, dia 23 de setembro, uma mulher segurando um cartaz onde pedia ajuda para comprar leite, fraudas e remédios. O fato foi registrado na Rua Pedro Firmino, ao lado da Prefeitura Municipal de Patos.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Desenvolvimento Social do Município, Helena Wanderley, que informou já haver uma articulação entre o CREAS e o CRAS, junto a Secretaria de Saúde, para fazer o acompanhamento dessa família.

De acordo com a secretária, ainda não havia registro de passagem dessa família pela cidade de Patos, apesar de outros membros já terem sido vistos por alguns dias pouco tempo atrás.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Helena Wanderley também informou que a Secretaria de Direitos Humanos do Estado já foi informada para acompanhamento dessa família e também monitora a situação.

Realidade Venezuelana atualmente

Governada por Nicolás Maduro desde 2013, a Venezuela enfrenta problemas de ordem social e econômicos. Uma pesquisa revela que 24,8% dos venezuelanos estão em situação de extrema pobreza e que 60% da população vive com insegurança alimentar moderada a grave.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

Isso reflete o grande número de imigrantes que cruzam as fronteiras para o Brasil em busca de uma vida melhor, a exemplo do que se vê nas ruas de Patos. Segundo a ONU, essa crise enfrentada nos últimos anos resultou no êxodo de 5,6 milhões de pessoas do país.

Cerca de 262,5 mil migrantes e refugiados da Venezuela vivem no Brasil, a quinta maior nação anfitriã destes cidadãos na América Latina. Entre janeiro de 2017 e agosto de 2020, o Brasil acolheu 609.049 venezuelanos e viu partir 345.574 depois do fluxo disparar 922% no biênio anterior.

Em alguns estados do Brasil já existem abrigos para acolher a população refugiada e migrante venezuelana. Esses espaços são administrados por organizações parceiras.

Mas na cidade de Patos a realidade é outra. E apesar de ainda não contar com uma população massiva de venezuelanos, esses que já são vistos pela cidade estão a mercê de qualquer ajuda, contando apenas com a sorte e a solidariedade de quem ainda se dispõe a enxergá-los e ajudá-los.

Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Sex 35°C 22°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 22°C
Seg 37°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras