Dados do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, apontam que a região Nordeste possui 3.110.261 eleitores classificados pela Justiça Eleitoral como analfabetos, e estão aptos a votar nas eleições de outubro.
Esse quantitativo representa 49,05% do total de eleitores analfabetos em todo o Brasil, que soma 6.339.894 votantes, ou 7,73% do eleitorado dos nove estados da região, que totaliza 42.390.976 eleitores, aptos a votar no dia 2 de outubro.
Em termos quantitativos, o Nordeste tem 1.300.819 eleitores analfabetos a mais que o Sudeste, região que possui 66.707.465 eleitores e tem o maior eleitorado do país, mas que apresenta 1.809.442 votantes não alfabetizados, ou 28,45% do total existente no Brasil.
Em relação as demais regiões, o Nordeste possui mais eleitores analfabetos que a Região Sul, que tem 22.558.759 votantes, e 432.881 deles são analfabetos, o que representa 8,87% do contingente nacional.
A região também fica acima do Centro-Oeste, que possui 315.941 votantes não alfabetizados, ou 4,98% de todo o Brasil, e da região Norte, que possui 670.519 eleitores analfabetos, o mesmo que 10,57% do total existente em todo o Brasil.
Por Genival Junior - Patosonline.com
UTILIDADE PÚBLICA Homem de 56 anos, natural de Olho D’Água, procura familiares após chegar à rodoviária de São Mamede
150 cisternas Cacimbas recebe 150 cisternas da Funasa para ampliar segurança hídrica de famílias rurais
Calor Patos começa a enfrentar início da temporada de calor intenso e baixa umidade
PADRE FABRÍCIO Quixaba se prepara para noite de fé e louvor com Padre Fabrício durante Festa de São Francisco de Assis
TEMPO NO SERTÃO Patos e municípios do Sertão estão sob alerta de baixa umidade do Inmet
Garantia-Safra Prefeitura de Olho d’Água divulga calendário de atendimento do Garantia-Safra 2026/2027 para agricultores
SAMU MATURÉIA SAMU de Matureia capacita profissionais para uso de compressor torácico automático
OPORTUNIDADES Semana começa com 695 vagas de emprego na Paraíba; Patos concentra 308 oportunidades
MEIO AMBIENTE Pesquisadores e agricultores desenvolvem soluções para reduzir impactos da desertificação no semiárido da Paraíba Mín. 22° Máx. 37°