Segunda, 21 de Abril de 2025
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Banner Chacara Canaa
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Brasil Brasil

Ministro anuncia liberação das verbas destinadas a universidades

Anúncio foi feito pelas redes sociais

07/10/2022 às 23h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Edição: Claudia Felczak / Agência Brasil
Compartilhe:
O ministro da Educação, Victor Godoy, durante entrevista coletiva no ministério (Foto: Reprodução)
O ministro da Educação, Victor Godoy, durante entrevista coletiva no ministério (Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou hoje (7) que o governo federal vai liberar o chamado limite de empenho orçamentário para universidades públicas, institutos federais de ensino e também para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Em um vídeo divulgado esta tarde, pelas redes sociais, Godoy afirma ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que aceitou desbloquear os recursos financeiros dessas instituições. “Estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores”, afirmou Godoy, sem explicar se os valores inicialmente previstos serão liberados integral e imediatamente.

Anteriormente, o ministro já tinha dito que a decisão de limitar a utilização das verbas destinadas às universidades e institutos federais era temporária e não afetaria o orçamento destas instituições. Em meio à repercussão das notícias de que os estabelecimentos de ensino público federal sofreriam um contingenciamento de cerca de R$ 2,4 bilhões, Godoy disse que o estabelecimento de um “limite temporário para movimento e empenho de recursos” era uma medida administrativa comum que, neste caso, havia sido adotada para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

“O que aconteceu foi uma limitação da movimentação financeira. A gente distribuiu isso ao longo de outubro, novembro e dezembro. A gente chama isso de limitação de movimentação”, disse o ministro à TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No vídeo divulgado hoje, Godoy garante que a liberação do empenho de recursos observa a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao mesmo tempo em que demonstra a sensibilidade do governo federal.  

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), se concretizado, o contingenciamento colocaria em risco o funcionamento das universidades públicas federais. De acordo com a entidade, a proposta de limitar a execução orçamentária das instituições de ensino seria uma consequência da publicação, no último dia 30, do Decreto nº 11.216, que limita a movimentação e o empenho orçamentário por diversos órgãos federais, inclusive pelo Ministério da Educação.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Edição: Claudia Felczak / Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Ter 34°C 22°C
Qua 36°C 21°C
Qui 34°C 21°C
Sex 34°C 22°C
Sáb 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras