Quarta, 23 de Abril de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Joyce
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Banner Clima Sublime
Banner JC Motos
Regional Regional

Dia 8 de outubro, Dia do Povo Nordestino

08/10/2022 às 11h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: com informações Calendarr Brasil
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A lei n.º 14.952, de 13 de julho de 2009, oficializou o dia 08 de outubro como o Dia do Nordestino na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestinos em todo o país, exceto o próprio estado.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A data foi criada em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense, Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909–2002).

O Nordeste ainda enfrenta a antiga visão de muita seca, falta de água, fome e miséria, porém, está muito fora disso.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, praias, culinária, artesanatos, musicalidade, danças, sem contar o povo, arretado e guerreiro, o Nordeste vem atraindo turistas do mundo todo.

Nesta data especial, os parabéns são para os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará e Piauí.

Continua após a publicidade
Banner A Dois
Créditos:: Roberto Nascimento

Por aqui, temos vários tesouros na Personalidade Nordestinas:

Créditos: Aurélio Filho e Carlus Alexandre
  • Ariano Suassuna (1927–2014), escritor, poeta, dramaturgo e professor, nasceu no estado da Paraíba. Sua obra-prima "O Auto da Compadecida" foi transformada em um filme de grande sucesso.
  • Luiz Gonzaga (1912–1989), cantor e compositor, nasceu no estado de Pernambuco. O “Rei do Baião”, como era conhecido, é um dos maiores nomes da música popular nordestina.
  • Marechal Deodoro da Fonseca (1827–1892), proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, nasceu no estado de Alagoas.
  • Maria da Penha Maia Fernandes (1945), ativista brasileira, nasceu no estado do Ceará. A Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, é conhecida como Lei Maria da Penha em nome das vítimas de violência doméstica.
  • Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914–1992) nasceu no estado da Bahia e recebeu o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa brasileira com milagres reconhecidos canonizada pelo Vaticano.
  • Paulo Freire (1921–1997), educador e escritor, nasceu no estado de Pernambuco. Através da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, foi declarado patrono da Educação brasileira.

com informações Calendarr Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qui 35°C 22°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 36°C 22°C
Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras