
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou o terceiro mês seguido com deflação, fechando setembro com queda de 0,29%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 11.
Segundo o IBGE, essa foi a menor variação para o mês de setembro desde o início da série histórica. No acumulado de 2022, o IPCA acumula uma alta de 4,09%, enquanto que, nos últimos 12 meses, a alta é de 7,17%, que fica abaixo do índice de 8,73% observado nos 12 meses anteriores.
Também houve queda em comparação com o mês de setembro de 2021, quando o IPCA foi de 1,16%. Dos nove grupos pesquisados no IPCA, quatro tiveram queda no mês, com destaque para transportes (-1,98%), que contribuiu diretamente para a deflação no mês, com -0,41 ponto percentual.
Jovem Pan
Imagem Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Código de ética Fachin anuncia Código de Ética do STF; Cármen Lúcia será a relatora
Protesto Manifestantes ocupam a Paulista e pedem justiça pela morte do cão Orelha
Bandeira verde Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz Mín. 22° Máx. 38°