
A elevação de Patos para cidade ocorreu em 24 de outubro de 1903, graças à Lei nº 200, que foi sancionada pelo Presidente do Estado da Paraíba, Desembargador José Peregrino de Araújo.
No próximo dia 24, Patos completa 119 anos de elevação à categoria de cidade.
Pabhlo Rhuan, repórter do Patosonline.com, visitou a garagem cultural, idealizada pelo jornalista e historiador Damião Lucena, e que retrata a história da cidade de Patos desde a Lagoa dos Patos, de onde surgiu o nome da cidade, até a evolução comercial, educacional e religiosa.

Damião explica que, ao contrário do que muitos possam imaginar, a emancipação política de Patos ocorreu em 22 de agosto de 1833, e naquela época, Patos ainda era Vila e contava com a Câmara Municipal e 7 vereadores.
Somente 70 anos depois, em 1093, Patos se torna cidade e anos mais tarde se torna a Capital do Sertão da Paraíba, sendo polo educacional, econômico e industrial.

Segundo Damião Lucena, a boa localização geográfica de Patos influencia para o seu desenvolvimento e hoje converge com cerca de 70 municípios, não apenas do estado da Paraíba, mas do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Na reportagem abaixo, Damião retrata a história de Patos e sua evolução aos dias atuais, tendo em torno de 110 mil habitantes.
Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
Mudanças Jacob Souto promove primeiras exonerações e nomeações após assumir Prefeitura de Patos; Ítalo Torres deixa o Procon e assume a STTrans no lugar de Elucinaldo
Pedido de ajuda Mãe faz apelo por ajuda após demissão e relata falta de alimentos em casa, em Patos
LUTO Morre em Patos, neste Domingo de Páscoa, Josefa Vitória de Oliveira, mãe do músico Ítalo Lacerda
LAZER E TRADIÇÃO Mesmo sem transbordar, Barragem da Farinha vira ponto de lazer e atrai visitantes no domingo de Páscoa
Reencontro familiar Filha faz apelo para reencontro familiar e pede ajuda para localizar parentes no Sertão da Paraíba
Chuvas em 2026 Inmet renova alerta amarelo de chuvas intensas para Patos e toda a Paraíba até segunda-feira (06)
PROCURA-SE Pinscher desaparecida no bairro Geraldo Carvalho e família pede ajuda para encontrá-la
Expectativa Técnico da Empaer afirma que faltam cerca de 3 cm para a sangria oficial da Barragem da Farinha; efeito do vento causa falsa impressão de transbordamento, segundo ele
Campanha solidária Família de criança de 3 anos em Patos faz campanha para custear tratamento contra doença na garganta Mín. 22° Máx. 34°