
Como ocorre em todas as eleições, começam a circular nos bastidores políticos várias sondagens eleitorais feita por tracking, como são chamadas as pesquisas internas dos partidos feitas por telefone, com monitoramentos diários. Há resultados para todos os gostos, diga-se. Prova disso é o levantamento encomendado pelo PSD de Gilberto Kassab em São Paulo, que exibe um cenário catastrófico para as pretensões estaduais e nacionais do PT — caso esteja certo, claro. O tracking em questão ouviu 1 440 pessoas entre os dias 27 e 28 de outubro e a margem de erro do trabalho é de 2,64 pontos.
Segundo a pesquisa encomendada pelo PSD, Tarcísio de Freitas, candidato bolsonarista na corrida ao Palácio do Bandeirantes, teria 62% contra 38% do petista Fernando Haddad dos votos válidos. Na disputa presidencial, de acordo com o mesmo levantamento, a intenção de votos dos paulistas é também francamente favorável a Bolsonaro contra Lula: 61% a 39%.
O tracking do PSD pegou de surpresa até os políticos mais experientes, pois outras pesquisas dão margens muito mais apertadas, tanto na eleição estadual quanto na presidencial. Se as projeções desse levantamento se confirmarem, no entanto, estará configurado o horizonte de uma tempestade perfeita tanto para as campanhas de Haddad e de Lula às vésperas do pleito de amanhã, domingo, 30.
Brasmarket também divulga nova pesquisa sobre segundo turno. VEJA OS NÚMEROS
O instituto Brasmarket divulgou na sexta-feira (28) uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial no segundo turno.
Segundo o levantamento, Jair Bolsonaro tem 48,2% das intenções de voto, contra 42,7% de Lula. Brancos e nulos somam 4,3%, os que não sabem/não responderam, 2,5%, e os que disseram que não irão votar, 2,3%.
Na pesquisa anterior, publicada na última segunda (24), o presidente tinha 47,7% das intenções de voto, contra 41,8% do petista. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Considerando os votos válidos, Bolsonaro aparece com 53% e Lula, com 47%.9 municípios brasileiros, entre os dias 23 e 27 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-07309/2022.
Com informações da Revista Veja e do Site O Antagonista
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR e Ricardo Stuckert Montagem: Daniel Medeiros/O antagonista
Veja os links oficiais dessas publicações:
Acaba de sair do forno a pesquisa mais assustadora para a campanha de Lula
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°