
Uma live feita nas redes sociais, ao final da tarde desta sexta-feira (04), criou um fato novo que mexe com o cenário pós-eleições no Brasil, já muito agitado pelas manifestações de eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que não estão conformados com o resultado das urnas.
Um grupo de profissionais da área de Tecnologia da Informação na Argentina apresentaram, de forma bastante detalhada, uma auditoria onde há diversos apontamentos que foram obtidos através de dados públicos da apuração, no 1º e no 2º turno, disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Estes dados foram auditados de forma privada, e o resultado aponta alterações no padrão lógico das urnas eletrônicas das regiões Norte e Nordeste do país, que não sejam do modelo mais recente (UE2020).
O endereço original do vídeo no YouTube foi colocado como privado na plataforma pelo canal “La Derecha Diario”, que promoveu a live, minutos depois de seu encerramento. A auditoria comparou os votos emitidos pelos seis modelos de urna utilizados nas eleições deste ano.
Massimiliano Prodan de Pol, responsável pelo sistema de apuração paralela do Grupo Condá de Comunicação, utilizado durante as Eleições, comentou sobre a auditoria: “Analisando os dados, esse grupo chegou a conclusão que haviam dois comportamentos diferentes de votação. E o que indicou esse comportamento de votos foi a versão da urna, o que é um absurdo. O comportamento deveria se dar por região, nível social, etc, não pela versão da urna”.
A orientação solicitada pelo grupo de profissionais é a de que as pessoas consultem os dados das eleições no site do TSE, e façam elas mesmas as comparações entre os modelos de urna no seu município.
Por ClicRDC
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro Mín. 22° Máx. 36°