
Abrindo a segunda rodada do grupo E da Copa do Mundo do Qatar, o Japão foi surpreendido pela Costa Rica no Estádio Ahmed bin Ali. Após chocar o mundo com vitória de virada sobre a Alemanha na estreia, os japoneses foram derrotados por 1 a 0 e colocaram em risco uma possível classificação às oitavas.
Com o resultado, a seleção asiática, que avançou ao mata-mata em 2018, na Rússia, agora precisará "secar" a Alemanha, neste momento lanterna do grupo, que encara a Espanha, também neste domingo, a partir das 16h (horário de Brasília), além de precisar de um triunfo sobre os espanhóis, na última rodada, para não dependerem de outros resultados.
Já os costarriquenhos, que foram goleados por 7 a 0 na estreia pela Espanha, ressurgiram no grupo E e agora brigam por uma vaga no mata-mata.
Na última rodada, eles terão um confronto direto contra os alemães, que mesmo perdendo para a Espanha podem ir às oitavas em caso de vitória contra a Costa Rica, que tem pior saldo de gols, e vitória dos espanhóis contra os japoneses.
O jogo
O primeiro tempo deixou bastante a desejar e não uma finalização a gol sequer das duas equipes.
A seleção japonesa teve, sim, a maior posse da bola, mas não conseguiu ser efetiva no ataque, deixando o goleiro Keylor Navas "sem preocupação" na meta.
Os costarriquenhos, por sua vez, tentaram muitos lançamentos para o atacante Joel Campbell, mas não tiveram sucesso na estratégia.
Somente na volta para o segundo tempo o jogo teve a sua primeira finalização, com Morita, e Navas salvou fazendo a defesa.
Após esta primeira chance, os japoneses cresceram na partida e começaram a levar mais perigo à meta costarriquenha.
Aos 17 minutos, Soma cobrou falta perigosa para a equipe asiática, mas mandou na barreira, desperdiçando uma grande chance.
E no fim do jogo, a Costa Rica surpreendeu: aos 35 minutos, Fuller recebeu na área e bateu colocado em direção ao gol. O goleiro Gonda aceitou, e a seleção costarriquenha anotou o gol da vitória.
Este, inclusive, foi o primeiro chute certo da seleção da América Central nesta Copa do Mundo do Qatar.
Situação do campeonato
Com a derrota, o Japão segue com 3 pontos e na vice-liderança do grupo E, ainda atrás da Espanha.
Já a Costa Rica, somou os primeiros três pontos e saltou para 3°, deixando a Alemanha na lanterna.
Neste momento, todas as quatro seleções do grupo têm chance de avançar às oitavas. Ou seja, a última rodada será uma verdadeira "final" no Qatar, lembrando que o saldo de gols é o primeiro critério de desempate após a pontuação.
Confira abaixo a atual configuração do grupo E:
Próximos jogos
Pelo grupo E, o Japão fecha a sua participação na fase de grupos contra a Espanha, na próxima quinta-feira (1), a partir das 16h (horário de Brasília), novamente no Estádio Ahmed bin Ali.
No mesmo dia e horário, a Costa Rica encara a Alemanha, no Estádio Al Bayt.
Japão 0 x 1 Costa Rica
Ficha técnica
Japão 0 x 1 Costa Rica
GOLS: Costa Rica: Fuller (35' 2°T)
JAPÃO: Gonda; Yamane (Mitoma), Itakura, Yoshida e Nagatomo (Ito); Endo, Morita, Doan (Junya Ito), Kamada e Soma (Minamino); Ueda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu.
COSTA RICA: Keylor Navas; Waston, Óscar Duarte, Calvo e Oviedo; Fuller, Borges (Salas), Tejeda e Torres (Aguilera); Joel Campbell (Chacón) e Contreras (Bennette). Técnico: Luis Fernando Suárez.
Por ESPN
Novo Loteamento Novo loteamento de chácaras a poucos minutos de Patos-PB oferece parcelas fixas e lotes a partir de R$ 15 mil
Toyota em Patos Fevereiro histórico: Brazauto Toyota lança campanha agressiva para zerar estoque e promete a melhor negociação da história
All-Star Game 2026 Como funcionará o NBA All-Star Game 2026?
Carnaval 2026 Galã do Brega é confirmado no Carnaval de Fernando de Noronha e promete “farra” no pós-Carnaval
Veja o vídeo Presidente da PPV se solidariza com população de Patos após vendaval e reforça importância da proteção veicular
Neuro em Patos Dr. Romulo José alerta sobre aneurisma cerebral e reforça importância do diagnóstico precoce
Agora em Patos! Dr. Paulo Arnon, cirurgião plástico com formação em São Paulo, atende em Patos nesta sexta-feira (30) no Hospital São Francisco
Estudo Especializado Estudo Especializado em Matemática do professor Rhodolffo Lima abre matrículas para 2026 e anuncia nova turma do 6º ano
Mercado Imobilíario Celebra Colinas chega à terceira edição e promete movimentar o mercado imobiliário em Campina Grande Mín. 23° Máx. 33°