
Luis Enrique não é mais o técnico da Espanha.
Nesta quinta-feira (8), a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) anunciou a demissão do treinador, que estava no cargo desde 2018 (com uma interrupção no período devido a problemas pessoais).
A notícia vem dois dias após a Roja ser eliminada por Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Ao todo, Luis Enrique fez 47 jogos no comando da seleção, com 26 vitórias, 14 empates e 7 derrotas.
Sob seu comando, a equipe anotou 76 gols e sofreu apenas 28, terminando com um saldo positivo de 48.
No entanto, ele não ganhou títulos pela Espanha, tendo como melhor resultado o vice-campeonato da Uefa Nations League 2020/21.
Segundo apuração da ESPN, os principais candidatos ao cargo são Luis de la Fuente, da Roja sub-21, e Marcelino García Toral, ex-Sevilla, Villarreal, Valencia e Athletic Bilbao.
A RFEF gostaria de agradecer ao trabalho de Luis Enrique e toda a sua comissão técnica à frente da seleção nacional ao longo dos últimos dois anos.
A direção esportiva da RFEF decidiu que agora deve começar um novo projeto para a seleção espanhoa, com o objetivo de continuar o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho feito por Luis Enrique e seus colaboradores. Tanto o presidente, Luis Rubiales, como o diretor esportivo, José Francisco Molina, já transmitiram ao técnico a decisão adotada.
O treinador conseguiu dar um novo impulso ao combinado nacional desde sua chegad,a em 2018, através de uma profunda renovação, que consolidou um revelo geracional na equipe e em todo o futebol espanhol.
Luis Enrique conseguiu a classificação para o Final Four da Nations League nas três vezes que disputou o torneio como técnico e alcançou as semifinais da Eurocopa 2020 com um modo próprio de jogo e estilo definido. Apostou no talento jovem e mostrou que há muita esperança no futuro da seleção espanhola.
A RFEF deseja energicamente a melhor das sortes a Luis Enrique e sua equipe de trabalho em seus futuros projetos profissionais. O técnico leva o carinho e a admiração de todos na Federação, que sempre será sua casa.
Fonte: ESPN
Reforço de peso! Nenê celebra chegada ao Botafogo-PB e promete corresponder em campo
Paulistão São Paulo decepciona, é 'atropelado' pelo Mirassol e estreia com derrota no Paulistão
Amistoso Nacional vence Esporte em clássico amistoso marcado por pênaltis e confusão no JC Mín. 22° Máx. 36°