
O ex-juiz Wilson Issao Koressawa protocolou, na noite desta quinta-feira, 8, no Superior Tribunal Militar (STM), uma ação criminal em que solicita a prisão preventiva do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator que irá analisar a demanda é o ministro Artur Vidigal de Oliveira. A petição não está disponível para consulta.
Koressawa foi juiz do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP). Atualmente, é promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT). O advogado passou em 7º lugar no concurso para juiz de direito substituto no TJ-AP. Em 5 de abril de 1994, teve sua nomeação para o cargo. Seis anos depois, acabou exonerado da função. Segundo a portaria publicada em 25 de junho de 2021, a exoneração ocorreu a pedido do servidor.
Koressawa mudou-se para Brasília e foi nomeado como promotor de Justiça do MPDFT em agosto de 1996. Ele se aposentou do cargo em fevereiro de 2021, por invalidez permanente. Hoje, é advogado ativo com inscrição na Subseção de Taguatinga, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do DF.
O ex-magistrado chegou a entrar com mandado de segurança cível contra o jornalista William Bonner, da TV Globo, sob o argumento de que o apresentador do Jornal Nacional incentivou a vacinação contra a covid-19. Koressawa alegou, na ocasião, que Bonner cometeu os crimes de indução de pessoas ao suicídio, de causar epidemia e de envenenar água potável.
Fonte - Oeste
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
PROTEÇÃO À INFÂNCIA Rede de assistência social de Catingueira realiza ação da campanha “Faça Bonito”
HOMENAGEM ÀS MÃES Prefeitura de São José do Bonfim encerra programação do “Café das Mães” com homenagens nas comunidades
18 DE MAIO “Nenhuma criança pode crescer com medo”: Francisca Motta destaca ações de proteção à infância
NOVA INDICAÇÃO Após rejeição no Senado, Lula sinaliza a aliados nova indicação de Messias ao STF
FESTIVAL DO FRIO Prefeitura de Matureia anuncia novas atrações para edição 2026 do Festival do Frio
JUSTIÇA ELEITORAL Campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro intensificam disputa no TSE; ações por propaganda antecipada disparam em 2026 Mín. 20° Máx. 34°