
A devoção a Santa Luzia é muito anterior à existência do próprio Município da Cidade de Santa Luzia – PB e remonta ao ano de 1756, quando o português Geraldo Ferreira Neves fez a doação do Sítio São Domingos para construção de uma capela em honra a Santa Luzia. No curso dos 256 anos desse fato, essa capela tornou-se a Igreja Matriz da cidade e constituiu uma devoção popular simbolicamente muito rica onde os ex-votos, as fitinhas e as muitas “promessas” são sinais de que a fé popular perpassou os dois séculos e meio e constitui uma importante referência religiosa e cultural para a Paraíba.
O Novenário de Santa Luzia, na Paróquia de Santa Luzia / PB, sempre tem início no dia 04 de dezembro, este ano não foi diferente. Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa – Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local.
O nome Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Conhecida como PROTETORA DOS OLHOS, que são a “janela da alma”, é assim que Santa Luzia é invocada pelos fieis, com demonstrações de fé.
Santa Luzia viveu em tempos difíceis na caminhada da igreja, ela viveu no tempo do imperador romano muito ruim, carrasco, sanguinário, chamado Deocleciano e ela em tempos que não podiam publicamente confessar a fé em Cristo, não podia manifestar essa fé com vigor; no entanto, ela manteve-se firme, renunciou à vida em família e colocou-se inteiramente a serviço de Deus e não negou em momento nenhum Jesus Cristo.
A festa de Santa Luzia acontece no tempo do advento, preparação para o Natal do Senhor.
Pedimos a proteção dos nossos olhos contra todo mal e doença, assim como uma visão purificada para enxergar a Deus em tudo e em todos. Que nossa visão vá além do material e alcance o espiritual.
O nosso Pároco, Padre Erivaldo Alves, todas as pastorais e movimentos, convidam todas as pessoas para participarem desta grande festa e deste bonito momento. É hora de renovarmos a nossa fé, a nossa esperança em Deus e a intercessão de Santa Luzia por um mundo melhor e mais justo.
É de braços e coração abertos que a cidade e a Paróquia Santa Luzia acolhem todos os devotos, filhos, amigos e visitantes para a celebração da Festa de Santa Luzia, nossa Padroeira.
No dia 13 de dezembro, teremos a grande procissão que reúne milhares de pessoas todos os anos.
A PASCOM transmite todas as celebrações através do canal no Youtube Paróquia Santa Luzia PB e da página do Facebook Pascom Santa Luzia PB.
No dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, será celebrada, às 6 horas (da manhã), a Santa Missa pelos devotos falecidos.
Às 9h, Missa Solene, com a presença de Dom Eraldo Bispo da Silva, Padres, Diáconos, Ministros, Pastorais e todo o povo de Deus.
O grande leilão dos olhos vivos terá início às 11 horas, no Centro Pastoral.
Antes da procissão, ocorrerá o momento do “Beijo”, aqui na Matriz.
Às 16h, daremos início à grande procissão, saindo da Igreja Matriz e percorrendo as principais ruas da cidade, encerrando com a Santa Missa, no patamar da Igreja Matriz.






PASCOM Santa Luzia - Paraíba
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia Mín. 24° Máx. 29°