
A Clínica Radiológica de Patos (CRP) faz um gol de placa e traz para Patos um grande troféu neste final de ano: a primeira ressonância magnética de alto campo da região, a PRODIVA 1,5 (um e meio) Tesla, da Philips.
Máquinas de alto campo magnético realizam exames com mais rapidez e de maior resolução. Mas com a PRODIVA, a holandesa Phillips trouxe ainda uma vantagem adicional. Diferentemente da maioria das concorrentes, a nova máquina aplica tecnologia digital em toda a cadeia de geração da imagem, desde a bobina, que fica junto ao paciente, até sua visualização nos monitores. Essa inovação amplia a capacidade de transmissão de dados da máquina do limite convencional de 16 para até 24 canais.
Além do conforto para o paciente e maior precisão dos resultados, tais recursos permitem ainda realizar métodos avançados, antes somente disponíveis nos grandes centros, como a espectroscopia cerebral e angiografias por RM do abdome, tórax, pescoço e membros, dentre outros.
A nova RM de alto campo é a coroação de um amplo projeto de renovação que a CRP empreendeu desde o final de 2020, com a instalação de uma TC multislice de 16 canais, também da Philips. A chegada dos dois novos aparelhos demandaram uma importante reforma física e arquitetônica da clínica, com investimentos que, somados, ultrapassam os R$ 5 milhões e cujos resultados estão se traduzindo em benefícios igualmente grandiosos para saúde da população do Sertão.
Para a compra da RM, a CRP contou com a parceria indispensável do BNB, que financiou a iniciativa da clínica, com o apoio dos seus gerentes Flauberto Lucena e João Leite Junior.
O projeto em sua totalidade inclui também a implementação de vários recursos de informática para melhorias no atendimento e segurança dos pacientes, como o sistema digital de senhas de atendimento e a transmissão criptografada de imagens médicas via nuvem digital.
Por fim, e ainda mais importante, a CRP está para ampliar o seu quadro de especialistas, com a Dra. Milena de Araújo, que cursa atualmente a pós-graduação em São Paulo e com o Dr. Cadmo Wanderley Filho, concluinte do curso de Medicina neste final de ano. Ambos seguem os passos da especialidade do Pai, Dr. Cadmo e irmão mais velho, Dr. Severino Araújo Neto, vindo em breve a se somar à equipe da clínica.
Com estes esforços, a CRP reafirma seu compromisso na luta pela saúde e bem-estar dos seus clientes, lançando mão de todos os recursos humanos e tecnológicos ao seu alcance.
Clínica Radiológica de Patos: a vida traduzida em imagens.
Dados da máquina:
RM DE ALTO CAMPO – 1,5 Tesla
MARCA: PHILLIPS
MODELO: PRODIVA, 24 canais
Responsável técnico:
Dr. Cadmo Wanderley de Araújo
Médico Radiologista
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia
CRM-PB: 2125
SEVERINO AIRES DE ARAÚJO NETO
Diretor Clínico - CRM-PB: 4948
Médico Radiologista
Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (2002)
Doutorado pela Faculdade de Medicina da Unicamp (2010)
Professor do Curso de Medicina da UFPB (2011)
Por Patosonline.com
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos
Chuvas em 2026 Chuvas escassas em dezembro aumentam apreensão do sertanejo sobre o inverno de 2026
Hemocentro Hemocentro da Paraíba registra estoque de sangue em nível crítico; confira datas e horários de atendimento no feriadão de Ano Novo em Patos-PB
OAB PATOS Além das ações contínuas em 2025, OAB Patos anuncia intensificação das campanhas de combate à violência contra a mulher em 2026
Pesquisa de preços Procon/Patos aponta variação de preço nos valores de alguns itens da cesta básica
Luto! Jovem patoense de 29 anos morre após luta contra o câncer Mín. 23° Máx. 36°