Incentivar o acesso ao conhecimento e aplicar o desenvolvimento de metodologias voltadas para educação empreendedora de modo a preparar professores e garantir o processo de ensino e aprendizagem aos alunos. Essa é uma das propostas do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) ofertado pelo Sebrae/PB e executado em parceria com a Prefeitura de Malta, no Sertão do estado. A iniciativa contemplou mais de 900 estudantes.
O início do projeto aconteceu no mês de março quando os professores passaram por momentos de capacitação e depois o conteúdo passou a ser trabalhado em salas de aula com os alunos da rede municipal de educação. O encerramento do JEPP foi realizado nessa quarta-feira (14) e ficou marcado pela realização da Feira do Empreendedor, que aconteceu na Praça Central de Malta.
De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania, o projeto tem o objetivo de trabalhar o conceito de empreendedorismo junto aos alunos desde os primeiros anos de sua formação educativa.
“Essa iniciativa é voltada para estudantes com idades entre 6 e 14 anos. Além de desenvolverem o comportamento empreendedor, as crianças e adolescentes aprendem a planejar e organizar uma ação empreendedora, por meio de um plano de negócios”, comentou.
O prefeito do município de Malta, Igor Rosa, avaliou a execução do projeto como uma iniciativa de despertar nos alunos o conhecimento voltado para o empreendedorismo. Segundo o gestor, a parceria estabelecida entre Sebrae e Prefeitura deixa um legado positivo no processo de formação na educação. “O resultado é satisfatório e acredito que vai muito além da realidade dentro da sala de aula. O empreendedorismo é uma atividade importante, faz parte da realidade econômica e que precisa ser despertada desde cedo nas pessoas. Essa parceria com o Sebrae é importante e deixa uma mensagem para todos com relação a necessidade de trabalhar esse processo de ensino voltado para o ambiente de negócios dentro da escola”, disse.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Assessoria
Mín. 22° Máx. 37°