
A Lei Número 5.102/2019, de 11 de abril de 2019, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas Com Transtorno do Espectro Autista, no Artigo 6º, estabelece a proibição, no âmbito da zona urbana do município de Patos-PB, a utilização de fogos de artifício que produzam barulho.
Também estabelece que a pessoa que utilizar fogos de artifício que produza barulho está sujeita à multa administrativa que varia entre 100 (cem) e 500 (quinhentos) UFIR.
Manoella Rodrigues, secretária de Meio Ambiente do município de Patos (PB), explica que os fogos de artifício com barulho causam transtornos para as pessoas com autismo, principalmente as crianças, e também para animais e pessoas idosas.
Portanto, ela recomenda que neste momento de festividades de final de ano, as pessoas devem evitar esta prática. Contudo, existem fogos de artifício sem barulho que podem servir de alternativa.
A fiscalização para cumprimento da Lei Número 5.102/2019 pode ser acionada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (83-99384-5081), Guarda Municipal (83-99384-9787), ou mesmo pela Polícia Ambiental (190).
Por Coordecom
Chuvas em 2026 Inmet renova alerta amarelo de chuvas intensas para Patos e toda a Paraíba até segunda-feira (06)
PROCURA-SE Pinscher desaparecida no bairro Geraldo Carvalho e família pede ajuda para encontrá-la
Expectativa Técnico da Empaer afirma que faltam cerca de 3 cm para a sangria oficial da Barragem da Farinha; efeito do vento causa falsa impressão de transbordamento, segundo ele
Campanha solidária Família de criança de 3 anos em Patos faz campanha para custear tratamento contra doença na garganta
Chuvas Inmet emite alertas de chuvas intensas para a Paraíba com risco de ventos fortes e alagamentos
Esclarecimento Técnico da Empaer diz que não há sangria oficial na Barragem da Farinha e aponta a agitação da água por banhistas como responsável por “lavar” o sangradouro
Concurso público Prefeitura de Patos empossa novos servidores e reforça excelência nos serviços públicos
LIMPEZA URBANA Morador denuncia acúmulo de lixo e falta de contêiner em frente a prédio e cobra providências do poder público
Galeria estourada Morador relata transtornos com esgoto a céu aberto no bairro Jatobá, em Patos: “Não posso nem sair de casa” Mín. 22° Máx. 34°