
Com o início do período de piracema, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por portaria, comunica que fica proibida a pesca nos mananciais públicos e privados na Paraíba.
O período de piracema é a época de reprodução das espécies de peixes da região, e a medida visa a não extinção ou problemas no meio ambiente e no equilíbrio nos mananciais.
Em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2022, a portaria proibitiva se estende até 28 de fevereiro de 2023. Neste período fica proibido o transporte, comercialização e armazenamento de peixe das espécies curimatã, piau, sardinha e branquinha em todo o território paraibano.
Itamar da Pesca, presidente da Colônia de Pescadores de Patos, reconhece ser preciso que todos os trabalhadores respeitem este período e alerta aos pescadores para evitar problemas de punições.

Por Pabhlo Rhuan – Patosonline.com (com informações de Jozivan Antero – Polêmica Patos)
São Pedro 2026 São Pedro de São Mamede 2026 tem programação divulgada com grandes atrações e novidade no pós-festa
OPORTUNIDADES Paraíba tem mais de mil vagas abertas em concursos públicos; salários chegam a R$ 14 mil
INTERDIÇÃO Operação para retirada de caminhão e retroescavadeira envolvidos em acidente interditará parcialmente trecho da Serra do Teixeira neste domingo, a partir das 18h
NOVA CNH Emissão da nova CNH cresce mais de 34% na Paraíba nos primeiros meses de 2026
Chuvas em 2026 Inmet emite alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em várias cidades da região de Patos; veja riscos e orientações
SAÚDE Agente Comunitária de Saúde vence os desafios da Serra de Catingueira para cuidar de idosos
INCLUSÃO Lei garante transporte intermunicipal gratuito para pessoas com TEA em tratamento de saúde na Paraíba
SANEAMENTO NA PB Empresa espanhola vence leilão da Cagepa e vai operar serviço de esgotamento sanitário na Paraíba
CHUVAS Inmet emite alertas de chuva para cidades da região de Patos nesta sexta (15) Mín. 20° Máx. 33°