
Duas mulheres vão presidir os dois maiores bancos públicos brasileiros. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) Tarciana Medeiros como a próxima presidente do Banco do Brasil. Ela será a primeira mulher a comandar a instituição financeira em 200 anos. Já a Caixa Econômica Federal ficará sob o comando de Rita Serrano. As informações são do R7.
Na quinta-feira (29), ao anunciar os últimos ministros, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia adiantado que os cargos seriam ocupados por duas mulheres. “Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios, a relação de crédito do Brasil, que é muito desafiadora”, afirmou Haddad ao confirmar os nomes.
Rita é a quarta mulher a presidir a Caixa. Durante o anúncio, ela agradeceu a confiança e destacou algumas prioridades, como reorganização interna do banco para aprimorar o gerenciamento de programas de transferência de renda, como o Minha Casa Minha Vida. “É preciso promover a inclusão bancária da população e avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços para atendimento aos clientes”, declarou.
Tarciana tem 44 anos e atua no BB como servidora de carreira desde os 22. No banco, ela exerceu funções no Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, na rede varejo, em agências e superintendências.
Atualmente, é diretora executiva na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Também passou pela Diretoria de Empréstimos e Financiamentos e atuou no atendimento e implementação das ações de assistência aos clientes durante a pandemia de Covid-19.
Nascida em Campina Grande, na Paraíba, Tarciana é formada em Administração de Empresas, já trabalhou como feirante e foi professora antes de iniciar carreira no Banco do Brasil.
Já a futura presidente da Caixa, Rita Serrano entrou no banco em 1989. Desde 2017, é conselheira titular de administração da instituição, mas anunciou que irá renunciar ao cargo para assumir a presidência.
Natural de Santo André (SP), Rita é graduada em História e Estudos Sociais e possui mestrado em Administração e especialização em Governança para Conselheiros de Administração. Tem trajetória em movimentos sindicais, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012.
Fonte: Portal Correio
Reforma agrária MPF entra com ação para garantir reforma agrária em área ocupada por comunidade rural na Paraíba
Lei Estadual Lei que cria programa para retorno de pessoas em situação de rua ao estado de origem é promulgada na Paraíba
CPMI do INSS CPMI do INSS termina sem relatório aprovado, após 7 meses de trabalho
Recomendação MPPB recomenda suspensão de emendas sem transparência em cidades do Sertão da Paraíba
CULTURA E TRADIÇÃO Expectativa: atração surpresa vem aí, e agita os bastidores do São João de Malta 2026 ´Danado de Bom´
INVESTIMENTOS Nabor articula parcerias e garante pacote de moradia e segurança que impacta famílias de Patos e região
Indiciamento CPMI do INSS: relatório pede indiciamento de 216 pessoas, incluindo Lulinha, Vorcaro e Careca; veja lista
GESTÃO PÚBLICA Passagem marca presença no 3º CONFEP, maior evento municipalista da Paraíba
Inaugurações Prefeito de Cacimba de Areia acompanha inaugurações de órgãos importantes em Patos ao lado de autoridades e fortalece parcerias Mín. 22° Máx. 34°