Ao final desse ano de 2022, o Patosonline.com fez um levantamento da situação hídrica dos principais mananciais que abastecem a cidade de Patos e região, com base nos dados oficiais da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), atualizados no último dia 30 de dezembro.
O açude Estevam Marinho, localizado no município de Coremas e popularmente conhecido como Açude de Coremas, responsável pelo abastecimento de Patos e vários municípios da região, aparecia na última atualização com 347.477.358m³ (metros cúbicos de água), equivalente a 46,69% de sua capacidade.
A Barragem da Farinha, localizada no município de Patos, é a que mais preocupa nesse início de ano. Na última medição da AESA, o manancial apresentava um volume hídrico de apenas 2.192.885m³ (metros cúbicos de água), o que representa 8,52% de sua capacidade.
O açude do Jatobá, também localizado no município de Patos, entra nesse ano de 2023 com uma situação um pouco melhor que a Farinha, mas também já em estado de alerta. O manancial registrava um volume de 4.655.863m³ (metros cúbicos de água), correspondendo a 26,58% de sua capacidade.
A Barragem de Capoeira, outro importante manancial localizado no município de Santa Terezinha, apresentava na última medição um volume hídrico de 16.898.530m³ (metros cúbicos de água), equivalente a 31,62% de sua capacidade.
O açude Cachoeira dos Cegos, localizado no município de Catingueira e popularmente conhecido por Açude do Cego, registrava um volume de 29.621.169m³ (metros cúbicos de água), o que equivale a 41,21% de sua capacidade.
Grande parte dos mananciais finalizaram este ano de 2022 abaixo da casa dos 40% de sua capacidade, deixando a população em alerta, no entanto, as chuvas caídas nos últimos dias animam os sertanejos na esperança de um bom inverno em 2023, e consequentemente uma boa recuperação no volume dos açudes.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Com dados oficias da AESA
INTERDIÇÃO Operação para retirada de caminhão e retroescavadeira envolvidos em acidente interditará parcialmente trecho da Serra do Teixeira neste domingo, a partir das 18h
NOVA CNH Emissão da nova CNH cresce mais de 34% na Paraíba nos primeiros meses de 2026
Chuvas em 2026 Inmet emite alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em várias cidades da região de Patos; veja riscos e orientações
SAÚDE Agente Comunitária de Saúde vence os desafios da Serra de Catingueira para cuidar de idosos
INCLUSÃO Lei garante transporte intermunicipal gratuito para pessoas com TEA em tratamento de saúde na Paraíba
SANEAMENTO NA PB Empresa espanhola vence leilão da Cagepa e vai operar serviço de esgotamento sanitário na Paraíba Mín. 20° Máx. 33°