Na última sexta-feira, dia 06 de janeiro, técnicos e engenheiros do Governo do Estado, bem como a equipe de topografia, estiveram realizando uma visita a estrada, que poderá ser em breve uma nova rodovia ligando São José do Bonfim a Teixeira.
O objetivo da visita é fazer uma análise do trajeto e um estudo completo da área.
José Gomes, empresário e entusiasta dessa estrada, tem buscado mobilizar os prefeitos e políticos da região, para obter apoio e tirar o projeto do papel. Ele já conta com alguns apoios, como o gestor de Teixeira, Wenceslau Souza, o prefeito e a ex-prefeita de São José do Bonfim, Esaú Nóbrega e Rosalba Motta, e também o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que estão imbuídos de resolver e levar esse projeto à sua conclusão.
Boa parte da estrada já foi reaberta por um trator de esteira disponibilizado pela Prefeitura de São José do Bonfim.
O projeto inicial foi desenvolvido em 1925 e tinha como objetivo interligar os estados do Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, justamente por esse traçado, passando por Teixeira, São José do Bonfim e Patos, aqui na Paraíba, integrando a BR-110, seguindo para Caicó e Mossoró, no RN, e de lá seguindo até Fortaleza, no estado do Ceará. No entanto, a obra foi abandonada em 1933 por motivações políticas.
Recentemente, José Gomes disse ao Patosonline.com que a execução desse projeto nos dias atuais é perfeitamente exequível, já estando pronto inclusive a parte mais onerosa do que seria a adequação aos parâmetros de uma rodovia federal, e trará um avanço para a economia local e regional.
Patosonline.com
Com informações do Blog do Jordan Bezerra
Mín. 24° Máx. 37°