O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal(STF), afirmou nesta terça-feira, 10, que “todos os responsáveis” pelos atos de vandalismo em Brasília, ocorridos no último domingo, 8, serão punidos pelas instituições, incluindo aqueles que planejaram ou financiaram os atos radicais.
“Dentro da legalidade, as instituições irão punir todos os responsáveis, todos. Aqueles que praticaram os atos, aqueles que planejaram os atos, aqueles que financiaram os atos e aqueles que incentivaram, por ação ou omissão. Porque a democracia irá prevalecer”, declarou o ministro.
A fala de Moraes aconteceu durante discurso na solenidade de posse do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Na ocasião, Alexandre de Moraes classificou a corporação como “órgão competentíssimo que, ano após ano, vem ganhando o respeito da população” e defendeu o desmonte do acampamento de manifestantes em frente ao QG do Exército como uma ação necessária:
“Não é possível conversar com essas pessoas de forma civilizada, essas pessoas não são civilizadas. Basta ver o que fizeram no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional, e com muito mais raiva e ódio no Supremo Tribunal Federal”, completou o magistrado, que reforçou ainda que prisão “não é colônia de férias”. “Agora reclamam que estão presos querendo que a prisão seja uma colônia de férias. Não achem que as instituições irão fraquejar”, concluiu.
Segundo a última atualização do Ministério da Justiça, cerca de 1,5 mil pessoas foram presas e encaminhadas à Academia Nacional da Polícia Federal. As declarações de Moraes acontecem dois dias após vândalos furarem bloqueio da polícia local e invadirem a Esplanada dos Ministérios e os prédios dos Três Poderes, causando a destruição das sedes e a depredação de obras de arte, móveis históricos do acervo da Presidência, entre outros prejuízos.
Fonte: Jovem Pan
Reforma agrária MPF entra com ação para garantir reforma agrária em área ocupada por comunidade rural na Paraíba
Lei Estadual Lei que cria programa para retorno de pessoas em situação de rua ao estado de origem é promulgada na Paraíba
CPMI do INSS CPMI do INSS termina sem relatório aprovado, após 7 meses de trabalho
Recomendação MPPB recomenda suspensão de emendas sem transparência em cidades do Sertão da Paraíba
CULTURA E TRADIÇÃO Expectativa: atração surpresa vem aí, e agita os bastidores do São João de Malta 2026 ´Danado de Bom´
INVESTIMENTOS Nabor articula parcerias e garante pacote de moradia e segurança que impacta famílias de Patos e região
Indiciamento CPMI do INSS: relatório pede indiciamento de 216 pessoas, incluindo Lulinha, Vorcaro e Careca; veja lista
GESTÃO PÚBLICA Passagem marca presença no 3º CONFEP, maior evento municipalista da Paraíba
Inaugurações Prefeito de Cacimba de Areia acompanha inaugurações de órgãos importantes em Patos ao lado de autoridades e fortalece parcerias Mín. 22° Máx. 34°