Sábado, 04 de Abril de 2026
Cidade do Sol
Banner Dr Paulo Arnon
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Romulo
Banner Nissa Niscar PB
Banner CCAA
UNIFIP
Locais Locais

Em Patos: Agentes de Combate às Endemias analisam resultados e planejam estratégias de trabalho para 2023

16/01/2023 às 19h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Coordecom
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, através da Vigilância Ambiental, reuniu os agentes de combate às endemias no auditório do CEREST, localizado no bairro Santo Antônio.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos-PB e dos agentes de endemias, José Júnior de Medeiros, o encontro teve como objetivo apresentar os resultados obtidos em 2022 e também a programação de trabalho para 2023.

Na oportunidade também foi discutido o início dos trabalhos para o primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, que começa a ser executado a partir desta terça-feira (17), conforme ressaltou De Medeiros.

“O LIRAa é aquela carta norteadora onde a gente, de acordo com o resultado, vai traçar uma metodologia de combate, e ao mesmo tempo mostrar a importância do agente de endemias no contexto da saúde do município de Patos”, comentou.

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Para o levantamento deste primeiro LIRAa de 2023, o coordenador De Medeiros contou que a Vigilância Ambiental vai realizar visitas domiciliares com orientações à população, identificar e combater possíveis focos do Aedes. Com base nos dados levantados, será montada a estratégia de combate, sobretudo nas áreas da cidade com maiores índices de infestação pelo mosquito.

Neste início de ano, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti as recomendações são para eliminar os recipientes com água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo os recipientes pequenos como tampas de garrafas.

De Medeiros - Coordenador da Vigilância Ambiental Municipal e dos agentes de endemias

Por Coordecom

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Dom 34°C 23°C
Seg 33°C 21°C
Ter 32°C 22°C
Qua 29°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras