Pela primeira rodada da Copa do Nordeste de 2023, Fortaleza e Campinense se enfrentaram na tarde de sábado (21), no estádio Presidente Vargas, na capital cearense. Com um gol em cada tempo, o atual campeão do torneio, o Leão do Pici venceu por 2 a 0.
O tricolor cearense começou a partida com o que Juan Pablo Vojvoda tinha de melhor. Em sua alternância de atletas e esquema tático, a equipe optou por um 4-4-2 com Yago Pikachu no meio campo e Silvio Romero fazendo dupla de ataque com Pedro Rocha. Do lado rubro-negro, Leston Júnior promoveu a titularidade para Bruno Collaço na lateral-esquerda, para o estreante William na zaga, e Ceará no ataque, entrando na vaga de Cesinha, suspenso em competições da CBF.
A primeira etapa foi bastante equilibrada, certamente mais que o torcedor rubro-negro esperava, com a equipe paraibana equilibrando as ações e chegando a assustar o goleiro Fernando Miguel.
Somente no fim da primeira etapa a rede balançou, e foi um belo gol. Aos 47 minutos, Hércules recebeu na entrada da grande área e bateu no canto direito de Otávio Passos, que ainda foi enganado por um desvio no meio do caminho, e o Leão do Pici saiu em vantagem.
Segundo tempo
O tempo esquentou logo aos 12 minutos de intervalo porque, com o zagueiro William caído dentro da área, o time do Campinense parou, e o Fortaleza deu sequência a jogada, já que o árbitro não parou o lance. Por pouco, após cruzamento da direita, Pikachu não fazia o gol de voleio, mas o arqueiro raposeiro fez a defesa.
Com cãibras, o zagueiro Anderson Alagoano precisou ser substituído e, como só havia o jovem Marcelo Barbosa, de 22 anos, da posição no elenco, Leston Júnior escolheu o lateral-esquerdo Weslley o substituir, e Bruno Collaço foi fazer a zaga da Raposa.
Com a defesa do Campinense desarrumada, foi questão de tempo para sair o segundo gol do Fortaleza. Aos 19 minutos, justamente pelo lado esquerdo da defesa rubro-negra, Sammuel limpou a marcação e tocou no meio da área, onde Silvio Romero apareceu livre para tocar no canto direito de Otávio Passos e ampliar o marcador.
Em desvantagem no placar, na reta final do jogo a Raposa até tinha mais posse de bola e controle do jogo, mas não conseguia finalizar com perigo. O Leão do Pici, por sua vez, buscava ser incisivo nos contra ataques e, aos 43 minutos, após cruzamento de Dudu pela direita, por muito pouco o desvio de Robinho não vira o terceiro gol, mas a bola passou ao lado do poste direito.
No sábado (04), o Fortaleza visita o ABC, no Frasqueirão, pela segunda rodada, e um dia depois, o Campinense recebe o Sport, no Amigão. Antes, na quarta-feira (25), a Raposa encara o Sousa, no Marizão, e o Serra Branca, no sábado (28), pelo Paraibano.
Ficha técnica
Fortaleza 2 x 0 Campinense
Copa do Nordeste 2023
Fase de grupos – 1ª rodada
Estádio: Presidente Vargas (Fortaleza)
Arbitragem: José Ricardo Vasconcellos (AL); Pedro Jorge Santos (AL) e Fernando Félix (AL)
Gols: Hércules, Silvio Romero (F)
Cartões amarelos: Sammuel, Romarinho (F); Railan, Marcelinho, Tarcísio (C)
Fortaleza: Fernando Miguel, Tinga, Tite, Benevenuto, Lucas Esteves; Ronald (Sammuel), Hércules (Zé Wellison), Caio Alexandre, Yago Pikachu (Dudu); Pedro Rocha (Thiago Galhardo) e Silvio Romero (Romarinho). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Campinense: Otávio Passos, Railan, Anderson Alagoano (Weslley), William, Bruno Collaço; Rogério, Guilherme Escuro (Gustavo Cascardo), Diego Viana (Tarcísio); Ceará, Marcelinho (Felipe Araújo), Willian Anicete (Daniel Passira). Técnico: Leston Júnior.
Fonte: Voz da Torcida
Mín. 22° Máx. 37°