A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB realizou entre os dias 16 e 20 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.
O coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos, José Júnior de Medeiros, lembra que o estudo serve como carta norteadora para o município elaborar e aplicar as estratégias de combate ao Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor das doenças conhecidas como dengue, zika e chikungunya.
O coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos fez um relato de que em 2022 o ano fechou com o índice em 2.2%, que representa o médio risco de epidemia pelo Aedes.
Contudo, ele ressalta que após o início das chuvas agora em janeiro, o resultado deste primeiro LIRAa do ano apontou o índice de 4,5% de infestação predial – que representa um alto risco de epidemia da dengue.
Diante disso, os agentes de endemias estão intensificando as visitas domiciliares e orientando a população. O trabalho também conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde do município.
Por último, De Medeiros reforça que além das ações do município, o mais é importante é a população ficar atenta aos cuidados preventivos, como evitar água parada e suja em qualquer depósito ou recipiente que seja.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio da Rádio Espinharas
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos
Chuvas em 2026 Chuvas escassas em dezembro aumentam apreensão do sertanejo sobre o inverno de 2026
Hemocentro Hemocentro da Paraíba registra estoque de sangue em nível crítico; confira datas e horários de atendimento no feriadão de Ano Novo em Patos-PB
OAB PATOS Além das ações contínuas em 2025, OAB Patos anuncia intensificação das campanhas de combate à violência contra a mulher em 2026
Pesquisa de preços Procon/Patos aponta variação de preço nos valores de alguns itens da cesta básica
Luto! Jovem patoense de 29 anos morre após luta contra o câncer
Pesquisa Supermercado Redenção se destaca entre os melhores de Patos em pesquisa do Instituto DataDucks
Descarte irregular Moradores denunciam descarte irregular de restos de árvores e incêndios criminosos no bairro Dona Milindra
Avaliação Falcão Pesquisas: gestão do prefeito Nabor é aprovada por mais de 80% da população de Patos Mín. 23° Máx. 36°