Mais um episódio lamentável associado ao futebol aconteceu na noite desta quinta-feira, durante uma partida do Campeonato Paraibano Betino 2023. Enquanto Queimadense e Botafogo-PB se enfrentavam no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela quinta rodada do estadual, do lado de fora, grupos rivais de torcedores entraram em confronto e precisaram ser contidos pela polícia. Um jovem de 21 anos foi espancado e teve que ser levado ao hospital. Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação sobre pessoas detidas ou presas.
Segundo informações da Polícia Militar, o confronto envolveu torcedores do Botafogo-PB contra torcedores locais, de Campina Grande, mas a PM não soube precisar se do Campinense ou do Treze, clubes rivais do Belo.
O tumulto começou quando a partida ainda estava em seus minutos iniciais. O capitão Tiago, da PM, foi quem detalhou o episódio, explicando a suspeita sobre como se deu o confronto e como funcionou a ação dos policiais para conter a confusão.
Teve confusão na chegada dos torcedores do @BotafogoPB no Amigão, antes do jogo contra a Queimadense. De acordo com a PM, eles teriam entrado em confronto com torcedores do Treze. Cenas lamentáveis. #tramigao pic.twitter.com/ruC0HeLXGu
— Expedito Madruga (@ExpeditoMadruga) January 27, 2023
— Acredito que, através de redes sociais... alguma confusão com torcedores do Treze... foi marcada uma briga. Prontamente, quando iniciaram o confronto, as equipes da Polícia Militar se deslocaram ao local e fizeram a dispersão dos torcedores.
Alguns vídeos circularam rapidamente nas redes sociais, mostrando a ação criminosa dos torcedores. Nas imagens é possível perceber que os vândalos se utilizaram de pedras e paus para se atacarem mutuamente.
— Fato lamentável. A segurança pública se preparou para garantir e preservar a segurança do evento. Tivemos uma quantidade considerável de bombeiros militares e policiais militares controlando quem entra e quem sai do estádio e também nas imediações do estádio. Mas, infelizmente, uma torcida, que se intitula como torcida do Botafogo-PB da Paraíba, se encontrou com torcedores locais. Nós não sabemos se do Treze ou do Campinense. Eles entraram em vias de fato, e a segurança pública teve que intervir. O saldo foi um torcedor ferido, que foi transferido para o Hospital de Trauma. A torcida do Botafogo-PB teve que embarcar novamente no ônibus e retornou para o seu local de origem — explicou o coronel Jean, do Corpo de Bombeiros.
Esse torcedor ferido é Rodolfo Raniere Andrade Rosas, de 21 anos. Em meio ao tumulto, ele caiu e, deitado no chão, foi agredido com socos e pontapés. Rodolfo foi levado ao Hospital de Traumas de Campina Grande pelo Corpo de Bombeiros. Segundo informações do hospital, o paciente chegou ao local alcoolizado e com sinais de espancamento. Ele seria submetido a uma tomografia e seu quadro não é grave.
Dentro de campo, Queimadense e Botafogo-PB empataram por 1 a 1 e seguem em situações delicadas no Campeonato Paraibano.
Mín. 22° Máx. 37°