
Dezenas de pessoas, a maior parte residente nos bairros Santo Antônio e Maternidade, estão participando semanalmente, na praça Cícero Gonçalves (Praça do Perequeté), das aulas de educação física do programa Academia de Saúde, sob a responsabilidade dos educadores físicos Enneo Arthur e Kecinho Barbosa.
O programa funciona com a ministração de aulas de educação física para pessoas de grupos especiais referenciados pela UBS Rosinha Xavier, nas segundas, quartas e sextas, de 5h40min da manhã e de 16h40min da tarde.
“Atendemos à população em geral, homens, mulheres, crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com síndrome de down, idosos, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, depressivos, pessoas com ansiedade e diversas patologias. Realizamos aulas de circuito funcional, ginástica aeróbica, ginástica localizada, trabalhamos a coordenação motora, e sempre que possível aulas extras para váriar, como exemplo de danças e zumba,”, explicou o professor Kecinho Barbosa, que há oito anos desenvolve a atividades vinculadas ao programa em Patos.
Além do trabalho físico, ele reforçou a importância da atividade também voltada aos aspectos psicológicos e sociais, incluindo a realização de campanhas de doações de alimentos e brinquedos para crianças de classes mais vulneráveis.
O PROGRAMA
Além do pólo 2, na Praça do Peraqueté, o Programa Academia de Saúde em Patos funciona atualmente com o pólo 1, no Belo Horizonte, na praça de fronte ao Hospital Regional e a igreja de Nossa Senhora de Fátima, e o pólo 3, no Jatobá,
O programa é desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com os municípios, e mantém parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, com aulas práticas e palestras voltadas a saúde do Homem e da Mulher, importância da atividade física, entre outros assuntos.
O Programa Academia de Saúde também inclui temáticas a exemplo da Saúde Bucal, Saúde Alimentar, com a participação de estagiários dos cursos de Odontologia e Nutrição do UNIFIP e da UFCG, e estagiários dos cursos de Educação Física, em fase de conclusão de cadeiras de suas Instituições de Ensino Superior.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Campanha solidária Família de criança de 3 anos em Patos faz campanha para custear tratamento contra doença na garganta
Chuvas Inmet emite alertas de chuvas intensas para a Paraíba com risco de ventos fortes e alagamentos
Esclarecimento Técnico da Empaer diz que não há sangria oficial na Barragem da Farinha e aponta a agitação da água por banhistas como responsável por “lavar” o sangradouro
Concurso público Prefeitura de Patos empossa novos servidores e reforça excelência nos serviços públicos
LIMPEZA URBANA Morador denuncia acúmulo de lixo e falta de contêiner em frente a prédio e cobra providências do poder público
Galeria estourada Morador relata transtornos com esgoto a céu aberto no bairro Jatobá, em Patos: “Não posso nem sair de casa”
Luto! Familiares comunicam o falecimento do patoense Fábio de Sousa França
EXPECTATIVA Patoenses já fazem a festa na Barragem da Farinha, que está a poucos centímetros do transbordamento
Expectativa Água começa a “lavar” a parede do sangradouro da Barragem da Farinha, impulsionada pela força do vento, e aumenta a expectativa de sangria Mín. 22° Máx. 33°