
Pivô da denúncia sobre uma suposta tentativa de espionar o ministro Alexandre de Moraes, o senador Marcos Do Val (Podemos-ES) recuou nesta quinta-feira (02) da intenção de renunciar ao mandato e abandonar a vida pública. Ele havia anunciado a decisão nessa quarta-feira (01) em suas redes sociais.
Do Val afirmou em uma reportagem da revista Veja ter sido aliciado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), preso hoje pela PF, para participar de uma articulação por um golpe de Estado.
Segundo ele, Bolsonaro e Silveira queriam que ele utilizasse equipamentos do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para gravar conversas com o ministro Alexandre de Moraes, do STF — possíveis declarações comprometedoras seriam usadas como pretexto para o golpe, segundo ele.
Mudança de posição
Ontem, Do Val fez uma publicação em seu perfil no Instagram comunicando seus eleitores que iria abandonar a política e desistir do mandato no Senado. Ele atribuiu a decisão a questões familiares e “ataques e ofensas” sofridos.
“Após quatro anos de dedicação exclusiva como senador pelo Espírito Santo, chegando a sofrer um princípio de infarto, venho através desta, comunicar a todos os capixabas a minha saída definitivamente da política. Perdi a convivência com a minha família em especial com minha filha. Não adianta ser transparente, honesto e lutar por um Brasil melhor, sem os ataques e as ofensas que seguem da mesma forma”.
Marcos Do Val (Podemos-ES)
“Nos próximos dias, darei entrada no pedido de afastamento do senado e voltarei para a minha carreira nos EUA. Nada existe de grandioso sem paixão. Essa paixão não estou tendo mais em mim. As ofensas que tenho vivenciado, estão sendo muito pesado para a minha família. Que Deus conforte os corações de todos os meus eleitores. Desculpem, mas meu tempo, a minha saúde e até a minha paciência já não estão mais em mim! Por mais que doa, o adeus é a melhor solução para acalmar o meu coração”
Em entrevista coletiva realizada hoje em Brasília, Do Val recuou e indicou que deve seguir no Senado. Ele disse que reavaliou a decisão após conversar com membros de sua equipe e aliados.
“Naquela hora que eu postei, se fosse em horário comercial, eu tinha saído. Quando acordei com o telefone da minha filha, eu comecei a falar: Se eu sair, não vou mostrar o resultado do meu trabalho porque estou sofrendo essa perseguição. Então eu pedi para minha equipe esperar que eu queria reunir, e minha equipe pediu para que eu ficasse. E meus colegas. Isso mexe com a gente.”
Uma das responsáveis por demovê-lo da ideia de renunciar foi a deputada estadual por SP, Janaína Pascoal. Ela disse ter conversado com Do Val sobre o assunto.
“Acabo de conversar com o Senador Marcos do Val. Ele não vai deixar seu mandato. O Senador se sente muito injustiçado pelos ataques que sofre da esquerda e da direita e, em tom de desabafo, disse que sairia da Política. Ele vai reunir sua equipe para uma reunião e troca de ideias”
Do Val relata um diálogo presenciado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), logo após as eleições de outubro, em que o então deputado Daniel Silveira teria proposto uma ação golpista ao parlamentar.
O senador diz que a proposta foi verbalizada pelo então deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) – Bolsonaro estava na mesma reunião e, segundo o senador, indicou concordar com a ideia.
Marcos do Val diz que pediu para analisar a proposta e responder em um segundo momento. E que, em seguida, relatou o caso ao próprio ministro Alexandre de Moraes. Ainda de acordo com o senador, Moraes ficou surpreso e considerou a proposta “um absurdo”.
Janaína Pascoal, deputada estadual
Ontem, durante uma live com integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre), o senador capixaba havia adiantado que sua denúncia contra Bolsonaro seria publicada na revista Veja.
“Vocês esperem. Eu vou soltar uma bomba aqui para vocês. Sexta-feira vai sair na Veja a tentativa do Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto com ele. E é lógico que eu denunciei”.
Fonte: Portal Uol
ELEIÇÕES 2026 Quase 1 milhão de brasileiros no exterior poderão votar nas eleições
STF “Fragilidade das insinuações”, diz Gilmar ao exaltar decisão do MPF
POLÍTICA Ex-vereador Salomão Cordeiro explica apoio a Tibério Limeira em Santa Terezinha
FIM DAS BETS Lula assina MP sobre fim das bets e caso agora vai ao Congresso. Veja prazos
CASO MASTER Conselho Superior do MPF rejeita abrir investigação contra Gonet em relação ao Master
FIM DAS BETS Goveno Lula anuncia fim das bets no Brasil; entenda regras
CASO MASTER Relator vota contra investigação sobre conduta de Gonet no caso Master; Conselho do MPF tem 1 a 1 para abrir apuração
CASO MASTER Mensagens mostram proximidade entre Alcolumbre e Vorcaro: “Fala, meu amor”
RANKING Escola Maria Celeste Pires Leite, em Catingueira, conquista a 5ª posição no IQGE do TCE-PB Mín. 22° Máx. 37°