
Uma operação de combate ao furto de energia, realizada entre os dias 31 de janeiro e 2 deste mês, constatou 157 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências nas cidades de Patos, Cacimba de Areia, Passagem, Quixaba, Teixeira, São José do Bomfim, Mãe D’ Água, Condado, Malta, Vista Serrana, Santa Terezinha, Catingueira, Santa Luzia, São Mamede, Várzea e São José do Sabugi. A ação foi coordenada pela Polícia Civil e o Instituto de Polícia Cientifica (IPC) da Paraíba com a Energisa.
Nesse período, foram feitas 517 inspeções. O desvio total estimado foi de 138.556 KWh, o suficiente para atender 1.065 residências durante um mês. Durante a operação, a concessionária conseguiu recuperar 138.556 KWh em energia, totalizando R$ 89.993,21.
De acordo com o Gerente Comercial e de Combate a Perdas, Danillo Lélis, todos os consumidores saem perdendo com as ligações clandestinas. “A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia, considerando a carga declarada por eles. Com a ligação clandestina, os transformadores ficam sobrecarregados”, ressaltou.
Os furtos de energia também trazem sérias consequências para a segurança da comunidade, como riscos de quedas de energia e choque elétrico. Outra consequência relacionada às ligações clandestinas, é que o governo do estado também deixa de arrecadar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “A população perde com isso, uma vez que este valor poderia ser revertido em infraestrutura básica, saúde e educação, por exemplo”, acrescentou Danillo.
Ao encontrar furtos de energia, qualquer pessoa pode denunciar, de forma sigilosa. A Energisa recomenda ligar para o número 0800 083 0196 e informar o endereço. Ao fazer a denúncia, não é preciso se identificar e nem informar qualquer dado cadastral.

Assessoria – Energisa
Chuvas em 2026 Inmet emite alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em várias cidades da região de Patos; veja riscos e orientações
SAÚDE Agente Comunitária de Saúde vence os desafios da Serra de Catingueira para cuidar de idosos
INCLUSÃO Lei garante transporte intermunicipal gratuito para pessoas com TEA em tratamento de saúde na Paraíba
SANEAMENTO NA PB Empresa espanhola vence leilão da Cagepa e vai operar serviço de esgotamento sanitário na Paraíba
CHUVAS Inmet emite alertas de chuva para cidades da região de Patos nesta sexta (15)
CHUVAS NO SERTÃO Seis municípios do regional de Patos já ultrapassam os 700 mm de chuva em 2026
Caged Paraíba tem saldo positivo de 930 empregos com carteira assinada em março de 2026
CATINGUEIRA-PB Prefeitura de Catingueira promove ação de saúde e segurança para servidores municipais
PROTEÇÃO ANIMAL Castra+PB realiza mais de 350 castrações gratuitas em seis municípios paraibanos a partir desta segunda-feira (11) Mín. 21° Máx. 33°