
A "Trilha e Rapel na Serra dos Buzinas" aconteceu no último dia 29 de janeiro. O evento, que chegou a sua sexta edição, é idealizado pelo personal trainer Alan John que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de cultura, turismo e meio ambiente, e de outros parceiros como por exemplo a Agência de Ecoturismo Sertão Extreme.
O objetivo da ação é fomentar o turismo rural, ecológico e de aventura, tendo neste conjunto formado por uma vegetação nativa, especialmente a Caatinga, e de rochas como cenário principal. Os participantes têm, portanto, a oportunidade de vencer os medos e se reencontrar com a natureza.
Durante o percurso, por exemplo, é fácil encontrar macambiras que nascem nas pedras, aproveitando os espaços, ou ainda rochas esféricas que são resultado dos processos de esfoliações esferoidal (Expedição Geografia Paraíba).
O ápice da trilha é a chegada até uma gruta naturalmente formada por lajedos. A visão que se tem do local embeleza os aventureiros, que param para contemplar e, é claro, com seus celulares a postos fazem registros fotográficos.
Vale ressaltar que, exatamente no pé da serra, tem os ‘olhos d’água’ com sistema de captação de água por gravidade. Do topo da serra, avistam-se outras serras importantes da região como a do Yayu de Santa Luzia-PB e a serra da Viola em Várzea-PB.
Após a trilha, vem a segunda parte do passeio com o rapel - o maior desafio para os aventureiros, porque descer a serra assim é experimentar adrenalina no seu potencial mais puro, radical.
É importante dizer que, além do suporte da equipe Extreme, o evento também conta com a colaboração do corpo de bombeiros que oferecem as orientações de segurança a todos os participantes.
A serra dos buzinas fica a 12 quilômetros do centro de São Mamede, mais precisamente no sítio Olho D’água – região de Campo de Cruz. E a propriedade pertence aos herdeiros da família Medeiros, que é chamada de família “Buzina”.
Por Ascom
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão
Chuvas Patos registra 87 mm nas últimas 24h, e Mãe d’Água é o primeiro município a ultrapassar 600 mm no acumulado em 2026
Infraestrutura Infraestrutura de Olho d’Água realiza reparos emergenciais em açude e trabalha para restabelecer acesso de comunidade rural
Mudanças DER instala quebra-molas em trecho da PB-262, entre São José do Bonfim e Teixeira
Orçamento Município de Mãe d’Água vivenciou a Plenária do Orçamento Participativo Mín. 22° Máx. 36°