Sábado, 04 de Abril de 2026
Banner CCAA
UNIFIP
Banner Brazaturo Patos
Cidade do Sol
Banner Dr Paulo Arnon
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Romulo
Locais Locais

Diretor do SAMU de Patos esclarece sobre critérios de atendimento à população e sinaliza para melhorias no serviço

07/02/2023 às 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Coordecom
Compartilhe:
Foto: Coordecom
Foto: Coordecom

O diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU de Patos-PB, José João de Albuquerque, vem a público esclarecer que o atendimento do SAMU 192 acontece através de uma central de regulação médica. Portanto, ele ressalta que qualquer envio de ambulância ocorre com base nos critérios do médico regulador.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

João explica que o médico recebe a solicitação e analisa qual tipo de atendimento será prestado. Com base nesse critério técnico, pode ser enviada uma ambulância básica ou uma ambulância avançada, conforme detalha o diretor. Ele enfatiza que o médico regulador tem total autoridade para decidir sobre qual tipo de atendimento será prestado, e que os critérios estão sendo cumpridos rigorosamente.

No tocante às ambulâncias, João informa que o SAMU Regional de Patos trabalha com 5 viaturas, sendo 3 viaturas básicas e mais 2 viaturas avançadas para ocorrências de maior urgência. Além disso, o serviço também conta com as viaturas que são vinculadas por meio da regionalização, que possui um total de 22 bases descentralizadas.

O diretor do SAMU de Patos também garante que o atendimento à população patoense está dentro da normalidade, e que o envio uma ambulância básica para atender toda a Zona Sul de Patos, por exemplo, foi uma medida necessária diante da abrangência dos bairros que compõem aquela área da cidade.

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Sobre a carga horária das equipes do SAMU, o diretor aponta que está de acordo a lei, e que todo servidor tem o conhecimento disso. Ele afirma que não existe qualquer situação que fuja dessa realidade.

Ele também comentou que, em pouco mais de trinta dias a frente do SAMU de Patos, já esteve com o secretário de Saúde Leônidas Medeiros, e com o prefeito Nabor Wanderley para tratar das melhorias que devem ser implementadas para qualificar ainda mais a prestação de serviço à população. Essas melhorias envolvem a renovação das ambulâncias, parte de infraestrutura e melhores condições de trabalho para as equipes.

Coordecom

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Dom 34°C 23°C
Seg 33°C 21°C
Ter 32°C 22°C
Qua 29°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras