O Governo da Paraíba pode realizar um novo concurso para a Polícia Penal em 2023. Segundo informações do gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Ronaldo Porfírio, a gestão está estudando as carências da instituição penal, uma vez que muitos servidores se aposentaram e outros estão aptos a pedir aposentadoria em breve.
"Temos um déficit de 40% do nosso efetivo. O recomendado é cinco presos para cada policial penal, mas na Paraíba temos mais de 12 mil presos cumprido diversos regimes, entre semi-aberto, aberto e fechado, para apenas 1.700 policiais penais, o que representa 9 presos para cada policial penal", explicou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de um novo certame para mais contratações, o gestor lembrou que o secretário de segurança já deu entrevista falando sobre estudos preliminares, mas que não há previsão de certame, assegurando que o quantitativo de funcionários na área carece e deve ser ampliado com a possibilidade de concurso.
Em 2021, o governador da Paraíba, João Azevedo, sancionou a Emenda Constitucional 48, que cria a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional estadual.
A Polícia Penal da Paraíba estará vinculada ao órgão administrador da administração penitenciária e, assim com a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, terá estatuto próprio, estabelecendo organização, garantias, direitos e deveres.
O último concurso da SEAP PB, realizado em 2008, ofertou 2.000 vagas para o cargo efetivo de Agente de Segurança Penitenciária, sendo 627 oportunidades para o sexo masculino e 373 vagas para candidatas do sexo feminino. O certame esteve sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Por Genival Junior - Patosonline.com
Com informações de ClickPB
AMEAÇA Homem é preso suspeito de ameaçar ex-companheira com faca em Teixeira
TRÁFICO DE DROGAS Van com 174 tabletes de maconha é apreendida em João Pessoa; veículo está registrado em nome de delegado da Polícia Civil
VIOLÊNCIA Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural de Patos
MAUS-TRATOS Homem é detido após disparo em cadela com arma artesanal na zona rural de Taperoá
MAUS-TRATOS Quatro homens são flagrados em rinha de galos durante ação da Polícia Ambiental em Pitimbu
HOMICÍDIO NO SERTÃO Homem de 52 anos é morto a facadas após discussão em Riacho dos Cavalos; suspeito está foragido
VEÍCULO RECUPERADO Polícia Militar recupera motocicleta com registro de roubo no bairro Belo Horizonte, em Patos
CRIME AMBIENTAL Quatro homens são flagrados derrubando árvores nativas em Sousa e recebem multa de R$ 26,8 mil
NÃO RESISTIU Jovem de 19 anos morre após passar seis dias internada em decorrência de acidente de moto em Conceição Mín. 24° Máx. 38°