O Governo da Paraíba pode realizar um novo concurso para a Polícia Penal em 2023. Segundo informações do gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Ronaldo Porfírio, a gestão está estudando as carências da instituição penal, uma vez que muitos servidores se aposentaram e outros estão aptos a pedir aposentadoria em breve.
"Temos um déficit de 40% do nosso efetivo. O recomendado é cinco presos para cada policial penal, mas na Paraíba temos mais de 12 mil presos cumprido diversos regimes, entre semi-aberto, aberto e fechado, para apenas 1.700 policiais penais, o que representa 9 presos para cada policial penal", explicou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de um novo certame para mais contratações, o gestor lembrou que o secretário de segurança já deu entrevista falando sobre estudos preliminares, mas que não há previsão de certame, assegurando que o quantitativo de funcionários na área carece e deve ser ampliado com a possibilidade de concurso.
Em 2021, o governador da Paraíba, João Azevedo, sancionou a Emenda Constitucional 48, que cria a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional estadual.
A Polícia Penal da Paraíba estará vinculada ao órgão administrador da administração penitenciária e, assim com a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, terá estatuto próprio, estabelecendo organização, garantias, direitos e deveres.
O último concurso da SEAP PB, realizado em 2008, ofertou 2.000 vagas para o cargo efetivo de Agente de Segurança Penitenciária, sendo 627 oportunidades para o sexo masculino e 373 vagas para candidatas do sexo feminino. O certame esteve sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Por Genival Junior - Patosonline.com
Com informações de ClickPB
Acidente fatal Capotamento na BR-427 deixa dois mortos e uma criança ferida entre Paulista e Pombal
Ação policial PRF realiza comando de alcoolemia integrado nas BRs 230 e 361 em Patos, com foco na preservação de vidas
Feminicídio Paraíba registrou, em 2025, o maior número de feminicídios dos últimos 10 anos, confirma Polícia Civil
Preso! Empresário suspeito de matar Tavu Gadelha por dívida de R$ 400 mil se entrega à Polícia Civil em João Pessoa
Prisão Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da própria mãe em João Pessoa
Tráfico de drogas PM prende suspeito por tráfico de drogas e recupera motocicleta roubada em Igaracy
Direção perigosa PM flagra adolescente de 14 anos em direção perigosa durante rondas no Vale do Piancó
Indiciamento Polícia Civil conclui investigação de acidente na BR-230, em Soledade, e indicia motorista de caminhão
Habeas Corpus Defesa de João Lima, preso por violência doméstica, pede habeas corpus ao TJPB Mín. 22° Máx. 38°