Quinta, 28 de Novembro de 2024
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Política Locais, Politica

Câmara Municipal de Patos aprova Votos de Aplausos para os policiais da DRACO, DHE de Patos e GOE de João Pessoa

18/02/2023 às 18h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Patos-PB aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (14), por unanimidade, Votos de Aplausos aos policiais civis da DRACO - Delegacia de Repressão ao Crime Organizado - da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil, com sede em Patos, representada pelo delegado titular Diego Beltrão de Azevedo Tenório Aciole; aos policiais civis da DHE – Delegacia de Homicídios e Entorpecentes – da 15ª Delegacia Seccional de Polícia de Patos, representada pelo delegado Afrânio Dóglia de Brito Filho e, aos policiais civis do GOE – Grupo de Operações Especiais – de João Pessoa, representada pelo delegado Braz Morroni de Paiva Júnior. Os Requerimentos, Nº 141/2023, 142/2023 e 143/2023, datados de 13 de fevereiro, são de autoria do vereador Josmá Oliveira (Patriota). “Um reconhecimento importante da competência desses policiais, mas, principalmente, pelo empenho e dedicação nas ações em defesa da sociedade. ”, justifica o parlamentar.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Durante a votação, Josmá Oliveira citou a ação exitosa desses policiais em uma operação que desarticulou uma quadrilha de assaltantes de banco procurada em vários estados do Nordeste. Na ação, que contou com o apoio da Polícia Federal no Rio Grande do Norte e Pernambuco, Polícia Rodoviária Federal e Força-Tarefa do Sistema Único de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, e que aconteceu na madrugada da segunda-feira, dia 13 de fevereiro, na Zona Rural de Cubati-PB, homens acusados foram mortos durante troca de tiros com os policiais.

De acordo com a PC da Paraíba, essa organização criminosa era responsável por ataques a agências financeiras e a carros-fortes. O grupo, fortemente armado, se preparava para atacar uma agência bancária no município de Taperoá (PB). Policiais da DRACO, GOE e DHE fizeram o cerco no imóvel e foram recebidos a tiros.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Com eles, os policiais apreenderam dois fuzis, uma espingarda calibre 12, duas pistolas, um revólver, munições de vários calibres e grampos que as quadrilhas espalham na pista, durante a fuga, para impedir a chegada de viaturas. Ferramentas como marreta, ‘pé-de-cabra’ e uma esmerilhadeira também foram apreendidas, todas utilizadas para arrombar caixas eletrônicos.

Durante entrevista concedida à imprensa paraibana, o delegado titular da DRACO, Diego Beltrão, disse que o grupo criminoso desarticulado nessa operação era procurado por polícias de vários estados do Nordeste, onde teriam cometido vários crimes.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

IDENTIFICAÇÃO

O site de notícias parlamento.com.br divulgou as identidades dos criminosos mortos no confronto com os policiais. Um deles, natural de Patos. Confira os nomes e um resumo do histórico criminal de cada um deles:

CÍCERO DA SILVA (“Ciço Carvão”), 54 anos. Era assaltante de banco e velho conhecido das forças de segurança da Paraíba e de outros estados. Em seu histórico criminal constam autuações da Comarca de Campina Grande (agosto de 2015), Comarca de Remígio (fevereiro de 2017) e Comarca de Itapetim/PE (julho de 2021). Atualmente, estava residindo no município de Sousa/PB, mas cumpriu pena em presídios de Campina Grande.

HALINSON JOSÉ SOUZA SANTOS (“Urêa”), 39 anos. Também conhecido como “Véi de Cubati”, foi autuado em fevereiro de 2018 por roubo e associação criminosa. Investigações da polícia Civil o apontavam em participações em ataques a bancos e carros-fortes. Residia no município de Cubati/PB, onde aterrorizava moradores com intimidações e ameaças.

RODOLFO MORAIS FEREIRA, 25 anos. Outro residente no município de Cubati. Era comparsa de ‘Urêa” nas ameaças cometidas contra moradores da região.

JUCÉLIO RODRIGUES DA SILVA SANTOS, 30 anos. Respondia por roubo majorado na Comarca de Tabira/PE; por associação criminosa na Vara Única de Taperoá; e por receptação também em Taperoá. Residia no município de Livramento/PB, onde impunha medo à população daquela cidade.

JOÃO EUDES DE SOUSA TORRES (“Pequeno”), 37 anos. Detentor de uma extensa ficha criminal, foi investigado por três homicídios, tráfico de drogas e crime do sistema nacional de armas. Muito conhecido na região de Patos/PB, onde não escondia sua relação com grupos criminosos.

JOSÉ ANTONIO ALVES DOS SANTOS (“Nego da Ponte”), 53 anos. Investigações da Polícia Civil também apontam sua relação com grupos criminosos. Moradores de Boqueirão/PB, onde ele residia, o classificam como criminoso de conduta violenta.

BRUNO EMANUEL ANDRADE FARIAS, 29 anos. Outro com extensa atuação no mundo do crime, respondia a cinco processos judiciais. Entre seus crimes mais recentes está o ataque a um supermercado no bairro da Liberdade, em Campina Grande, que resultou em um incêndio no estabelecimento, destruindo completamente o empreendimento comercial.

Por Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras