Em jogo atrasado da 1ª rodada do Campeonato Paraibano 2023, Nacional de Patos e CSP duelaram na noite desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, no estádio José Cavalcanti, em uma briga direta pelo G-4 da competição.
O Nacional venceu a equipe pessoense por 2 a 1, subiu para a 4ª colocação e continua dependendo apenas de si para garantir a classificação às semifinais do estadual. Charles, aos 47 minutos do primeiro tempo, e Arthurzinho, aos 38 da segunda etapa em um golaço de fora da área, marcaram para o alviverde. Já Beckhan fez o gol do CSP no finalzinho do 1º tempo.
O destaque da partida foi o lateral esquerdo Arthurzinho, do Nacional, que sem sombra de dúvidas foi peça fundamental na vitória do Canário. O defensor deu a assistência para o primeiro gol e já nos minutos finais da segunda etapa garantiu o triunfo do Verdão Maravilha em chutaço de fora da área.
Com a vitória, o Naça liquidou qualquer chance de rebaixamento no Campeonato Paraibano e se garantiu novamente na primeira divisão do estadual para o ano de 2024.
A primeira etapa começou truncada e com as equipes se estudando bastante. Os minutos iniciais foram de leve superioridade do Tigre, que teve o primeiro lance de perigo aos 8 minutos, em chute cruzado de Alex Oliveira, que exigiu boa defesa do goleiro Mauro Iguatu.
O Canário só chegou pela primeira vez aos 23 minutos, em um belo contra-ataque, quando Esquerdinha encontrou Dagson, que invadiu a área, deu um lindo drible, mas acabou travado no momento do chute.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 minutos, o Naça abriu o placar após passe açucarado de Arthurzinho para Charles, que limpou a marcação e chutou cruzado na saída do goleiro Careca. Nacional 1 a 0.
Mas não deu nem tempo do torcedor comemorar. O CSP respondeu rápido e aos 50 minutos, Beckhan subiu livre na área após cruzamento de GD e apenas escorou para o fundo das redes. Nacional 1 a 1 CSP.
O Verdão Maravilha foi para o vestiário sob vaias da torcida, que compareceu em menor número no JC em relação às partidas anteriores.
O segundo tempo começou movimentado e com ambas as equipes buscando o gol. Aos 7 minutos, Iguatu fez grande defesa e evitou a virada do Tigre em bela jogada de Beckham. O Nacional contra-atacou, mas sem muito perigo.
O ímpeto inicial das duas equipes, no entanto, durou pouco e a partida perdeu em qualidade. Alex Oliveira e GD finalizaram bem de fora da área pelo lado do CSP. Esquerdinha e Dagson, pelo Nacioanl também exigiram boas intervenções do goleiro Careca.
Assim como no primeiro tempo, o gol só veio na reta final. Aos 38 minutos, Arthurzinho pegou a sobra de bola no meio de campo e de muito longe acertou um chute fantástico, sem chances para o guara-redes do Tigres que apenas apareceu na foto. Nacional 2 a 1.
Aos 46 minutos, Esquerdinha fez fila, driblou três jogadores e quase marcou mais um golaço, esbarrando na boa intervenção de Careca.
Mas o jogo ficou nisso, Nacional de Patos 2, CSP 1.
O Nacional de Patos volta a campo na próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro, às 16h, quando vai até Campina Grande para enfrentar a Queimadense, em partida válida pela 8ª rodada do estadual.
Já o CSP só tem em disputa agora o jogo da 9ª e última rodada, contra o Campinense, no Amigão, em data e horário ainda não definidos pela Federação Paraibana de Futebol.
Com o resultado, o Canário do Sertão subiu para o 4º lugar com 11 pontos, ultrapassando o Botafogo-PB nos critérios de desempate e entrando de vez na briga pelo G-4. Já o CSP caiu para a 7ª colocação, permanecendo com 9 pontos ganhos.
1º - Sousa | 17 pontos
2º - São Paulo Crystal | 13 pontos
3º - Treze | 11 pontos
4º - Nacional de Patos | 11 pontos
5º - Botafogo-PB | 11 pontos
6º - Campinense | 10 pontos
7º - CSP | 09 pontos
8º - Serra Branca | 8 pontos
9º - Queimadense | 4 pontos
10º - Auto Esporte | 2 pontos (REBAIXADO)
Flávio Araújo foi a campo com:
Já Josivaldo Alves escalou o Tigre da seguinte maneira:
Mín. 22° Máx. 37°