
A chegada da “quadra invernosa” do começo de ano no Sertão paraibano pede um pouco de cautela por causa das fortes chuvas, mas também é certeza de alegria para as famílias dos agricultores que tiram das plantações parte do seu sustento.
Seu Manuel de Sousa é um desses agricultores que aproveitam para garantir uma boa safra enquanto chove na região. Na sua propriedade, que fica no sítio Baixa Grande, ele cultiva diversas frutas, legumes e hortaliças. Mas o que chama mesmo a atenção é o vigor físico do idoso.
Quem vê seu Manuel com a inchada capinando as plantações e colhendo o resultado com as próprias mãos, não imagina que ele tem 92 anos de idade. “Se eu ficar parado eu adoeço. Eu não sinto dor na coluna, não sinto nada, graças a Deus”, diz o agricultor.
Milho, feijão, fava, jerimum e melancia são as principais plantações na propriedade do velhinho. Ele conta que todo dia acorda às 4 horas da manhã, alimenta os porcos e vai cuidar das frutas, legumes e sementes. “Nenhum jovem faz isso hoje”, afirma seu Manuel.
Perto dali, a reportagem também conversou com Sitônho, outro agricultor do sítio Baixa Grande que já está tirando do solo o resultado do plantio de janeiro. Além das plantações feitas por ele mesmo, Sitônio também colhe mangas do terreno. A fartura é tanta que ele permite que as pessoas peguem o fruto e levem. O repórter Elmo Lacerda aproveitou a deixa e levou algumas mangas jasmim e mangas maçã pra casa.
Somente na zona urbana de Cajazeiras choveu 47,2 mm na noite desta sexta-feira (24). Já na zona rural, agricultores acreditam que a medida pluviométrica foi maior.
Fonte: Jocivan Pinheiro - Diário do Sertão
NOVA EXPERIÊNCIA Claro lança novo conceito de loja em Campina Grande (PB) e consolida sua atuação no interior do Nordeste
TELEXYON Estudantes da UEPB de Patos avançam para as semifinais de competição internacional de startups
São João de Patos Lançada em Patos Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João
Homenagem Cardeal Dom Paulo Cezar Costa e o advogado patoense Kildare Meira são os novos cidadãos honorários de Brasília
NOITE DE FÉ Terço da Superação com padre Fabrício Timóteo acontece nesta noite em Malta
São João de Patos São João de Patos impulsiona economia e fortalece diversos setores produtivos do município Mín. 20° Máx. 33°